Como lidar com a saudade no Dia dos Pais

Datas como Dia dos Pais, comemorado neste 8 de agosto, podem se tornar muito difíceis para aqueles que já perderam a figura paterna. A ausência é difícil todos os dias, mas ficam mais evidentes em datas especiais como esta.

Segundo a psicóloga do luto do Grupo Morada da Paz, Mariana Simonetti, o falecimento do pai ou da mãe, tem impacto na vida da pessoa. “Mesmo na idade adulta e independente, perder os pais é doloroso, mas é preciso passar pelo processo de luto e manejar as sensações, sentimentos e adaptações da nova realidade”, explicou ela

A psicóloga reforça ainda que é preciso compreendermos que o luto é um processo necessário, porém transitório. Com o tempo, as memórias não trazem dor, mas alegria. Também é necessário entender que o tempo do luto é diferente para cada um e é um momento para quem já superou exercer empatia com quem ainda está nesse processo.

Há várias formas de lidar com a data, mas é importante construir uma rede de suporte familiar que ajude e esteja do lado. Além disso, homenagens e honras também podem ajudar. Com as restrições ainda estabelecidas, por conta da covid-19, ferramentas como Morada da Memória são uma alternativa para prestar homenagem para aquele pai querido que não está mais presente.

Através da plataforma online, criada pelo Morada da Paz, é possível preservar lembranças de entes queridos que já partiram. Ela reúne fotos, vídeos e homenagens feitas por quem amava aquela pessoa em um mesmo local.

Os perfis são de pessoas sepultadas ou cremadas no Morada da Paz e é administrado por um responsável – membro da família ou amigo. Entre as funções, é possível acender a vela virtual, deixar preces e mensagens, além de postagens das lembranças. O espaço online é ativado automaticamente durante o atendimento funerário.

“Cada um lida com a saudade da própria maneira, mas o Dia dos Pais, é um bom momento para trazer boas memórias, rever fotos, falar sobre o pai e como o amava. A primeira sensação talvez seja de tristeza, mas também é inevitável sentirmos gratidão por tantas boas lembranças”, finalizou a psicóloga.

*Sobre o Morada da Paz* – Com presença na Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco, o Morada da Paz é uma empresa do Grupo Morada, detentora de cemitérios, crematórios e funerárias nos três estados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui