Dia do estagiário: setor de TI é um dos que mais contrata estudantes na Paraíba

Celebrado nesta quarta-feira (18), o Dia do Estagiário busca aumentar a conscientização sobre os direitos e deveres que regem essa relação de trabalho, determinados pela lei 11.788/2008. O estágio é frequentemente a porta de entrada do estudante na vida profissional, e a oferta segue em crescimento: de acordo com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) da Paraíba, o número de vagas de estágio cresceu 24% em 2021 em relação ao ano passado.

A área de Tecnologia da Informação (TI) é uma das mais promissoras para os estudantes. O levantamento do CIEE revelou que o setor ocupou a sexta posição entre as dez áreas com mais ofertas de vagas no primeiro semestre deste ano. Além disso, uma pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação estimou que o mercado de TI deve demandar mais de 70 mil novos empregos no país em 2021, com a expectativa de retomada da economia, e mais de 420 mil pessoas até 2024.

O momento é, portanto, propício para os estudantes da área. Renan Pereira, hoje desenvolvedor de software da YpControl, empresa de tecnologia situada em João Pessoa, estava no sexto período do curso de Ciência da Computação quando conseguiu a oportunidade de estágio.

“Iniciei como estagiário em desenvolvimento de software em junho de 2020, e dentro da empresa tive a oportunidade de trabalhar em projetos reais e trocar ideias com desenvolvedores mais experientes”, conta. “Às vezes, por minha falta de experiência, errava algo ou não conseguia fazer uma tarefa específica, mas a equipe prontamente estava sempre ali pra me orientar e guiar pelo caminho certo”, relembra.

Após a conclusão do curso e o término do período de estágio, Renan foi efetivado pela YpControl. Segundo ele, a experiência aprofundou os conhecimentos adquiridos em sala de aula. “A aprendizagem técnica que temos na universidade é muito importante, mas foi por meio do estágio que pude vivenciar a troca de informações com pessoas mais experientes e que já estão no mercado”, diz.

De acordo com Fillipe Piomonte, diretor de qualidade da YpControl, a expectativa é de que a retomada ainda lenta, mas gradual da economia aumente as oportunidades de trabalho e estágio no setor de TI nos próximos meses. “Acreditamos no potencial dos estudantes como força de renovação e inovação para a empresa. Esperamos que, com o retorno das atividades presenciais nas universidades e nas empresas, possamos aumentar ainda mais nossa capacidade de captação de jovens talentos”, afirma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui