O número de pessoas atendidas este ano no Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, chega a 78% do total de atendimentos realizados em 2020. De janeiro até o último dia 18, foram 282 pacientes e todos com nexo causal entre a doença e o trabalho confirmados.
Já em 2020, conforme o levantamento do Núcleo de Vigilância e Informação em Saúde do Trabalhador, no Cerest, foram 358 atendimentos, 62,2% dos casos foram em decorrência de Lesões por Esforços Repetitivos / Distúrbios Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (Ler/Dort). Em seguida, as outras principais causas de afastamento são devido aos Transtornos Mentais e Comportamentais Relacionados ao Trabalho e as Doenças Infecciosas e Parasitárias que se referem aos casos de Covid-19.
“O Cerest possui função assistencial, mas também social, pois atua a fim de contribuir para o diagnostico e a confirmação do nexo causal entre a doença e o trabalho para que o trabalhador possa recorrer aos seus direitos previdenciários e trabalhistas, além de reforçar na rede de saúde a assistência a esse trabalhador, desde o serviço básico até a média e alta complexidade, caso o trabalhador venha a precisar”, destaca o coordenador do serviço, Kleber José.
De acordo com ele, o Cerest também tem uma importância singular atuando nas fiscalizações dos ambientes e processos de trabalho para que possa prevenir as formas de acidentes e adoecimentos de trabalho. “Por meio de fiscalizações constantes e capacitações em empresas de diversos setores atuamos também com o foco na prevenção dos adoecimentos devido às condições dos locais de trabalho”, conclui.
O Centro – O Cerest é regulamentado pela Portaria SAS nº 614, de 17 de agosto de 2006 e abrange a macrorregional I do Estado da Paraíba, prestando assistência a pacientes oriundos de 64 municípios, que integram a macrorregião. Os serviços do Centro visam à recuperação e a reabilitação dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.
Atendimento – Quem necessitar dos serviços do Cerest pode marcar uma consulta através do telefone (83) 3218-7114 ou ir diretamente à sede, que fica localizada na Rua Alberto De Brito, S/N, no bairro de Jaguaribe, dentro da Policlínica Municipal de Jaguaribe. No dia da consulta, o usuário precisa levar documentos pessoais como RG, CPF, Cartão SUS, além de atestados, laudos e pareceres médicos precedentes.
Ao chegar ao serviço, o trabalhador passará por duas consultas. Primeiro, será atendido por profissionais como fisioterapeuta, assistente social e enfermeiro, que realizarão uma escuta qualificada sobre a história de trabalho (anamnese ocupacional) e a história da doença (anamnese clínica). O segundo atendimento é realizado pelo médico, que vai avaliar se o trabalho foi determinante ou contributivo para o adoecimento.
Ao ser confirmado o nexo causal entre a doença e o trabalho, o serviço emitirá a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), parecer e laudo médico para fins de direitos do trabalhador, no âmbito da Previdência Social ou na Justiça do Trabalho.