Push Pop It: brinquedo é “febre” entre as crianças e auxilia no desenvolvimento dos pequenos

Com diversas cores, tamanhos e formas, os Push Pop It têm sido uma “febre” entre as crianças. O brinquedo, que é cheio de bolinhas e lembra a sensação prazerosa de apertar os famosos plásticos bolhas, proporciona muito mais do que diversão, eles trazem benefícios sensoriais e motores em crianças, segundo a psicopedagoga da MedPrev do Sistema Hapvida em João Pessoa, Lucilene Almeida.

“O desenvolvimento infantil é um processo dinâmico, que consiste na construção, aquisição e interação de novas habilidades. Estas habilidades são advindas da remodelação cerebral, conhecida como plasticidade cerebral. Desse modo, o Push Pop It é uma excelente ferramenta sensorial para relaxar e proporcionar interação sensorial. Além disso, o brinquedo exercita o cérebro para conseguir manter equilíbrio e realizar atividades que requerem movimentos precisos e rápidos”, explica.

A especialista esclarece que a variação de cores, formas e tamanhos encontrados no mercado têm uma ligação direta com a área que se pretende desenvolver com a criança. Lucilene Almeida aponta que as cores exercem influência direta sobre os indivíduos e ajuda a entender melhor o comportamento do ser humano, sendo assim, algumas evidências científicas indicam que as cores podem afetar diretamente o centro das emoções.

“Cada um de nós responde às cores de uma forma diferente. As crianças tendem também a serem atraídas não só pelas cores, mas também pelas formas, o que influencia no processo de desenvolvimento cognitivo e imaginário mais íntimo, profundo e até inconsciente”, pondera.

Outras atividades – A psicopedagoga do Sistema Hapvida afirma que o Push Pop It é um brinquedo adequado para qualquer faixa-etária, mas sugere supervisão do manuseio para crianças menores de dois anos. Além disso, ela aponta que o brinquedo possui grande potencialidade no processo de aprendizagem com as crianças, estimulando a parte sensorial por meio do toque e da mudança de posição das bolinhas.

Lucilene Almeida destaca a importância lúdica do brinquedo. “O lúdico é um recurso metodológico de suma importância para auxiliar a aprendizagem das crianças na educação, sendo assim, o Push Pop It possibilita ainda as crianças aprender a contar e a categorizar, por exemplo”, assegura.

Controle de uso – O brinquedo, mesmo gerando inúmeros benefícios, como descarregar um pouco da tensão e desconectar do excesso de informações das telas, não pode ser usado em excesso.

“Fazendo um paralelo entre o celular ou um tablet, esse brinquedo tem muito menos estímulo, o que de alguma forma tem um efeito mais calmante, mas o uso em excesso não faz bem. Isso porque pode gerar na criança uma dependência”, esclarece Lucilene.

Liberando emoções – A especialista lembra ainda que há outras formas para as crianças liberarem as emoções, que vão além da utilização dos Push Pop It e que contam diretamente com a interação familiar. Confira:

• Se conectem com seus filhos e diminua o uso de eletrônicos;
• O diálogo entre pais e filhos é muito importante. O brincar, ou seja, o lúdico, também pode ser uma importante ferramenta, dos pais ou responsáveis para exercitar esse hábito do diálogo;
• Procure ter um tempo de qualidade com as crianças. Façam passeios ao ar livre, juntos e lembrando de respeitar as medidas sanitárias;
• Seja positivo e faça elogios.  Quando elogiado, a criança ou o adolescente se sente importante e querido por você. Isso vai fazer com que sua relação fique mais próxima;
• Se necessário procure ajuda profissional ou psicológica, só eles terão as ferramentas necessárias para te auxiliar.

Assessoria de Imprensa
Múltipla Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui