Prefeitura e IBGE vão acompanhar o desenvolvimento econômico e expansão urbana da Capital

Carlos César Muniz

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vão trabalhar em parceria, abrindo de forma recíproca seus bancos de dados, para troca de informações sobre a expansão urbana e o desenvolvimento socioeconômico do município.

Uma das primeiras atividades conjuntas será a realização de “estudo de adequações de poligonais”, que na prática significa atualizar os limites municipal, de bairros e setores censitários. Este trabalho será importante também, oportunamente, para a Câmara Municipal apreciar e votar a atualização da Lei de Bairros, que é de 1998.

O trabalho de cooperação técnica a ser formalizada em breve mediante convênio foi discutido em reunião nessta quarta-feira (8) entre o secretário de Planejamento Municipal (Seplan), José William, e três representantes da unidade do IBGE na Paraíba – analistas Fernando Lins, Marcos Araújo e Bruna Pinto. Também participaram do encontro o secretário adjunto da pasta, Airton Lins, a diretora de Geoprocessamento e Cadastro da Seplan, Jordana Coimbra, e integrantes das equipes técnicas das duas instituições.

“Esta é uma parceria em favor de João Pessoa e dos seus habitantes. Temos que olhar a cidade de forma atemporal, e não só na perspectiva de uma gestão. Por isto é importante aprimorar os mecanismos de planejamento para tornar a cidade cada vez melhor de se viver, como essa gestão fez ao lançar em poucos meses um inventário de pavimentação, um levantamento cartográfico atual e o Atlas Filipeia”, comentou o secretário José William.

Ele considerou ser essencial estreitar os laços institucionais com o IBGE, “o órgão que mais detém informações no País e que promove o Censo, essa importante ferramenta de gestão e de planejamento de longo prazo de que dispõem os municípios brasileiros”.

O analista Fernando Lins observou, por sua vez, que a colaboração técnica é de “importância imensurável” porque ambos dispõem de dados relevantes que têm relação direta com o trabalho censitário feito pelo IBGE e o planejamento da cidade promovido pela Prefeitura por meio da Seplan. Ele elogiou o Atlas Filipeia, a ferramenta de web desenvolvida pela prefeitura na Diretoria de Geoprocessamento e Cadastro da Seplan com dados e mapas acessíveis ao público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui