Secretaria de Educação realiza seminário e celebra 15 anos da Universidade Aberta do Brasil na Paraíba

A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec) realiza a partir desta segunda-feira (20), de forma online, o ‘I Seminário Interpolos: 15 anos da UAB na Paraíba’. O evento acontece até o dia 22 e será transmitido ao vivo pelo canal JP Edu, no YouTube. A abertura na segunda-feira acontece às 19h.

O encontro é organizado por meio do Polo Municipal de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Irão participar do seminário educandos e educadores envolvidos com a Educação a Distância (EaD) no âmbito da UAB, como pesquisadores, tutores, assistentes à docência, coordenadores de Polos e todas as pessoas interessadas na temática.

Programação – Na segunda-feira (20), o evento será aberto com a conferência do professor doutor Lucídio dos Anjos Formiga Cabral, do Departamento de Computação Científica do Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O tema será ‘15 anos da UAB na Paraíba: conquistas e desafios’.

Na terça-feira (21), o seminário terá, das 9h às 11h, a palestra ‘O papel da educação e o uso das tecnologias de maneira crítica e reflexiva na EaD’, ministrada pela professora doutora Daniele Dias, da UFPB. Em seguida tem a palestra ‘O lugar das tecnologias na educação a distância: buscando o equilíbrio entre o otimismo ingênuo e a resistência hesitante’, ministrada pelo professor mestre Ércules Laurentino Diniz, da UAB/UFPB.

À tarde, das 14h às 16h, o professor mestre Gilmar de Oliveira, da Prefeitura de João Pessoa, irá falar sobre ‘Aprendizagens e Vivências: muros ou pontes? A escola na vida ou a escola da vida?’. Também terá a palestra da professora mestra Verônica Fragoso, cujo tema será ‘Não nasci na era digital, e agora, José?’.

No último dia, quarta-feira (22), serão três palestras no turno da manhã, exposições das equipes à tarde e uma conferência de encerramento à noite.

As palestras da manhã serão ‘Gamificação no ensino e as tecnologias que auxiliam a aprendizagem de milhares de jovens’, ministrada pela professora mestra Priscila Dias (Sedec/DTIC); ‘Educação emocional: um novo paradigma pedagógico?’, com o professor mestre Júnior Fideles; e ‘O uso de tecnologia na educação com intencionalidade pedagógica’, com a professora mestra Fernanda Gomides.

As exposições da tarde tratarão das ‘Conquistas e os desafios dos Polos na Paraíba’, ministradas por coordenadores, assistentes e tutores dos Polos municipais da UAB-PB.

Durante à noite, a conferência será com o professor doutor Daniel Mill, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com o tema ‘Relações de saber, poder e inclusão na educação a distância: uma análise sobre a Universidade Aberta do Brasil’.

Parceiros – Este evento online, idealizado pelo Polo UAB João Pessoa, acontece em parceria com os Polos municipais de Alagoa Grande, Araruna, Cabaceiras, Campina Grande, Coremas, Cuité de Mamanguape, Duas Estradas, Itaporanga, Livramento, Lucena, Mari, Pitimbu, Pombal, São Bento e Taperoá, além do apoio da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e do Fórum de Coordenadores de Polos da Paraíba (FECOUAB-PB).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui