João Azevêdo abre Dia D de Vacinação contra a Covid-19 em João Pessoa e pede que população se vacine

O governador João Azevêdo abriu, na manhã deste sábado (25), no Parque Solon de Lucena, em João Pessoa, o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Covid-19. Ao lado do prefeito da Capital, Cícero Lucena, o chefe do Executivo estadual destacou a importância da parceria com os municípios para o avanço na imunização da população contra a doença. Ao todo, o Governo do Estado disponibilizou, por meio da Secretaria da Saúde (SES), 520 postos espalhados em pontos estratégicos.

Na abertura oficial da campanha, que também ocorreu ao mesmo tempo em Campina Grande, o governador João Azevêdo disse que a ação representa uma grande oportunidade na união contra o coronavírus. “É uma luta do Estado, juntamente com as prefeituras, para que a gente possa avançar, colocando em dia a vacina de quem ainda não tomou a segunda dose e oferecendo oportunidade a quem ainda não se vacinou. Sabemos muito bem que só através da vacinação poderemos vencer essa batalha contra a Covid”, afirmou, destacando a megaestrutura para o Dia D de vacinação contra a Covid, incluindo a distribuição de 200 mil doses extras de imunizantes por todo o Estado.

“Vencer uma guerra só com união. Isso que a Prefeitura de João Pessoa está fazendo é o reflexo dessa união. Tenho recebido informações de que está tendo uma festa em todo o Estado no dia de hoje”, prosseguiu João Azevêdo, conclamando a população a se vacinar.

O prefeito Cícero Lucena destacou que, com a vacinação completa, a população poderá retornar à normalidade. “Em parceria com o Governo do Estado, que está estimulando a vacinação em todos os municípios da Paraíba, essa ação nos dá a oportunidade de avançarmos ainda mais na imunização, isso irá nos ajudar para que possamos voltar ao normal de nossas vidas, às atividades econômicas, ao lazer, com a felicidade de comemorarmos o novo momento com o aprendizado das dificuldades que passamos”, disse.

Já o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, lembrou que, mesmo após o Dia D, os pontos de vacinação vão continuar abertos para pessoas acima de 70 anos, imunossuprimidos, com a dose de reforço, e os adolescentes de 12 a 17 anos, que já podem receber a vacina da Pfizer. “Nós esperamos que pelo menos 60% dessa população seja vacinada, para que tenhamos cada vez menos óbitos e pessoas hospitalizadas”, acrescentou em referência aos mais de 500 mil paraibanos que não tomaram a primeira dose.

Neste sábado, não é necessário agendamento. O usuário deverá postar documento oficial com foto, comprovante de residência, cartão do SUS e o cartão de vacina, caso já tenha tomado a primeira dose.

Além de auxiliares do Governo do Estado e também da Prefeitura de João Pessoa, a abertura oficial do Dia D de Vacinação contra a Covid foi prestigiada pelo deputado estadual João Gonçalves.
O governador João Azevêdo visitou, ainda, um dos 11 postos de vacinação em Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa, onde parabenizou os profissionais envolvidos na ação e conversou com populares que estavam se vacinando.

Por último, acompanhado do secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, e do deputado estadual João Gonçalves, o chefe do Executivo estadual visitou as obras de reforma e ampliação da Unidade de Pronto Atendimento Tibiri, também em Santa Rita.

População aproveita oportunidade – Bem antes do horário da abertura da vacinação contra a Covid-19, já era grande o número de pessoas na Integração do Parque Solon de Lucena que buscavam se imunizar.

Este foi o caso do pedreiro Edivando dos Santos. Aos 54 anos, ele não tinha tomado sequer a primeira dose. “Eu tive problemas no agendamento e, além disso, a correria do dia a dia dificultou bastante. Por isso, fiquei muito feliz com essa iniciativa, que facilitou bastante a minha vida”, disse.

Sentimento compartilhado pela dona de casa Dinalva Cavalcanti. A moradora do bairro Ilha do Bispo, de 54 anos, viu no Dia D a oportunidade de completar o ciclo de imunização. “Por várias razões, eu demorei muito para tomar a primeira dose. Então, quando soube que hoje iria ter essa campanha aqui na Lagoa, não perdi tempo”, comentou.

O estudante Sidney Melo, aos 22 anos, também não perdeu a oportunidade de tomar a primeira dose. “Eu já ia agendar, mas quando soube que hoje não precisava, não perdi e vim para cá, já que moro perto daqui, no Porto do Capim”, disse.

Foram disponibilizados dois tipos de postos: os fixos, que são as salas de vacinação convencionais, e os volantes, que estão fora das unidades de saúde para facilitar o acesso da população.

Foto: José Marques

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui