Semana Municipal da Pessoa Idosa é encerrada com atividades físicas e culturais

A manhã desta sexta-feira (1) foi bastante movimentada no Centro de Referência Municipal da Pessoa Idosa (CRMPI), no bairro Altiplano. A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), promoveu uma programação esportiva e cultural para celebrar a passagem do Dia Internacional do Idoso. As atividades também marcaram o encerramento da Semana Municipal da Pessoa Idosa.

Por volta das 7h, o CRMPI já estava de portas abertas, para dar início aos Jogos Integrativos de Câmbio – um vôlei adaptado para idosos. José Geraldo, de 72 anos, foi um dos atletas participantes. Ao menos uma vez por semana, ele frequenta o Centro para praticar o esporte.

“Tenho muitos amigos aqui. Nesta sexta-feira, com o torneio, foi um dia bem especial. Estamos em uma disputa, mas não há espaço para rivalidade. Todos saem vitoriosos”, disse. Duas equipes do Cabedelo Câmbio, uma do Câmbio Clube e outra do Tambaú Câmbio participaram da competição.

Música – Enquanto rolavam os jogos na quadra, no salão de eventos do CRMPI, dezenas de idosos prestigiaram a apresentação da banda baile Cidade Verde. Para Eliete Costa, de 64 anos, o clima era de festa. “Todo dia, é dia do idoso. Mas hoje está sendo bem diferente, estamos aqui só para celebrar. Quero dançar muito. E só saio quando acabar”, falou.

Na sequência, a programação contou com jogos de cartas; sorteios de brindes; uma exposição retrospectiva do CRMPI; e um bate-papo com o cardiologista Ítalo Kumamoto. O trio pé-de-serra Amigos do Forró fechou a manhã com muita música regional.

Retorno – O CRMPI retomou as atividades presenciais no dia 26 de julho, ainda seguindo várias restrições, devido à pandemia. Desde quinta-feira (23), o Centro sediou a Semana Municipal da Pessoa Idosa. De lá para cá, diariamente, aconteceram palestras, formações, jogos e várias atividades culturais.

Segundo o coordenador do serviço, Ednaldo Araújo, além de todas as celebrações desta sexta-feira, a manhã foi um coroamento para marcar este novo momento do CRMPI. “Depois de tanto tempo distantes, hoje pudemos reunir idosos ativos, com saúde psíquica e física. Aqui é o espaço deles. É onde eles se sentem bem, onde podem se expressar, conviver e ter a certeza de que eles são importantes para a sociedade. E isso é uma imensa alegria para todos nós”, destacou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui