O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, iniciou, nesse fim de semana, a campanha do Outubro Rosa em prevenção ao câncer de mama. Na ocasião, dezenas de colaboradores puderam ouvir depoimentos e participar de palestras sobre autocuidado e autoestima. A fachada da unidade de saúde ganhou a tradicional iluminação na cor rosa.
O diretor-geral da instituição, Laecio Bragante, abriu a solenidade e aproveitou para lembrar a importância do autoexame. “Esta é uma oportunidade da mulher lembrar de se cuidar. Câncer não é brincadeira, é real nos lares. Eu tive um exemplo em casa, minha mulher teve câncer e hoje, graças a Deus, está curada. E vi o quanto é importante a mulher realizar periodicamente o autoexame e se cuidar. Vi também que o apoio do homem nessa hora é importante, por isso, devemos sempre apoiá-las”, ressaltou.
A ação foi organizada pela equipe multiprofissional da instituição e contou com uma poesia declamada pela coordenadora do Núcleo de Estágio, Pesquisa e Eventos, Efigênia Lino, sobre o autocuidado feminino. “Foi muito especial este momento, como mulher precisamos incentivar outras mulheres a se cuidarem durante todo o ano”, frisou.
Já a psicóloga Rita Calado palestrou para os colaboradores sobre o valor da autoestima feminina e também sobre a importância de preparar a nossa mente para o autocuidado. “A maioria das mulheres tem o hábito de cuidar de todo mundo, menos delas mesmas. Então, preparar a mente delas para olharem para si, se cuidarem já é um bom começo”, comentou.
Durante o evento, a equipe multiprofissional distribuiu laços nas enfermarias do hospital para as pacientes e acompanhantes e ainda ressaltou a importância do Outubro Rosa para vida delas. Os colaboradores também receberam os laços da campanha.