A Penitenciária Regional Feminina de Patos, em parceria com a Prefeitura Municipal, através do Programa Capacitar, iniciou, nessa quinta-feira (7), as oficinas de artesanato que vão preparar as reeducandas para o mercado de trabalho.
Inicialmente, a oficina disponibiliza o curso de bonecas de fuxico, no qual dez reeducandas irão aprender a confeccionar as bonecas, podendo dar continuidade ao trabalho após o curso, garantindo assim uma renda com a venda dos produtos confeccionados.
A diretora da penitenciária, Alessandra Pereira Malaquias, falou sobre a realização da oficina e explicou que o artesanato dentro da unidade prisional, além de funcionar como uma terapia ocupacional, contribui para o processo de humanização, por meio de trabalhos diversos.
“Por esse motivo, o projeto de artesanato busca ampliar as possibilidades de inserção social dessas mulheres, além de permitir uma fonte de renda que irá ajudá-las no sustento de suas famílias”, enfatizou Alessandra.
Para a realização dessa primeira etapa, a penitenciária feminina receberá a contribuição das parcerias firmadas para a realização do projeto contando com a Pastoral Carcerária da Igreja Católica, da Igreja Verbo da Vida e da Igreja Universal, que farão as doações de todo material necessário para dar início aos trabalhos. No encerramento do curso, as reeducandas receberão seus certificados.
A diretora adjunta da penitenciária, Janaína Leite, afirmou que a maioria das reeducandas demonstra interesse em fazer parte desse projeto, pois alimenta a esperança de um futuro melhor fora do cárcere. Informou ainda que as próximas oficinas já estão agendadas para novembro e serão de crochê e amigurumi.