Rebeca Sobreira começou a praticar triathlon (natação, ciclismo e corrida) neste ano e precisa conciliar o esporte com o trabalho como policial militar. Neste domingo (17), ela – que é uma das 300 inscritas nas disputas do Ôxe Triatlo, com largada na Praia do Seixas – explica sobre a rotina de treinamento conciliando as duas funções. A competição tem o apoio da Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer).
“Ser atleta não é fácil e exige muita dedicação e disciplina. Tenho que seguir planilhas de treinos, dieta regrada e fisioterapia. Preciso me adaptar e encaixar todas essas atividades na rotina. É mais complicado sim, mas também é gratificante ser incentivo dentro do meu ambiente de trabalho para aqueles que buscam melhorar a qualidade de vida através do esporte. Busco mostrar aos que convivem comigo os enormes benefícios para saúde do corpo e da mente que passei a ter depois de adotar uma rotina mais equilibrada”, afirmou.
“Além disso, ser policial militar é uma honra para mim. Desde nova, admirei a carreira e me inspirei muito no meu pai, que também é policial. Não foi fácil conseguir uma vaga no Curso de Formação de Oficiais e, por isso, sou extremamente grata a Deus e me sinto abençoada por ser realizada dentro e fora do trabalho através do triathlon”, comentou Rebeca Sobreira.
Ao todo são três categorias no Ôxe Triatlo: olímpica (1.500m de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida), sprint (750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida) e o mini-sprint (400m de natação, 10km de ciclismo e 2,5km de corrida).
“O Ôxe Triatlo é uma prova muito renomada nacionalmente e atrai atletas de diversos estados. Certamente as expectativas são as melhores e sei que será mais uma etapa desafiadora, mas, com certeza, muito engrandecedora para todos os atletas inscritos. A organização do evento já demonstrou ser muito preparada e atenciosa com os participantes”, contentou a PM, que vai participar na sprint.
A triatleta vai fazer a prova completa, mas uma novidade na edição deste ano da competição é o revezamento. O prefeito Cícero Lucena irá participar integrando uma equipe ao lado do secretário de Esportes da Capital, Kaio Márcio, que é ex-nadador, e do paratleta de ciclismo Thyago Cavalcante. O desafio deles será na categoria sprint.
“Vai ser um desafio para todos nós. O prefeito tem a missão de correr, eu vou nadar e Thyago faz a prova de pedal. Espero que a gente possa ter um grande desempenho, assim como está grande a expectativa para esse evento. João Pessoa, de fato, vai se tornando a capital do esporte saudável. Até o fim do ano, praticamente todo fim de semana vamos ter uma competição incentivando a prática da atividade física”, concluiu o secretário de Esportes, Kaio Márcio.