Pacientes elogiam mutirão organizado pela Prefeitura para prevenção ao câncer de mama

Muitas mulheres de João Pessoa tiveram a manhã diferente neste sábado (16) e participaram de ações voltadas à prevenção do câncer de mama. O mutirão para consultas em mastologia, realizado no Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), no ‘Dia D Tudo Rosa’, ofertou atendimentos com mastologistas e mamografias na instituição.
A ação faz parte das atividades do Outubro Rosa, mês da conscientização sobre a importância da prevenção e combate ao câncer de mama e inclui os serviços do programa ‘Tudo Rosa’, lançado pela Prefeitura de João Pessoa este ano.

A médica mastologista Tarciane Campos, destacou a importância da campanha realizada neste sábado, sobretudo por conta da pandemia, que afetou a realização de mamografias e outros cuidados de prevenção ao câncer. “Uma campanha assim é muito importante, porque temos visto que, com a pandemia, muitos exames de mama foram colocados de lado porque precisávamos fazer o isolamento social e imaginamos que muitas pacientes nesse período tiveram seus exames atrasados. Muitas que eu atendi recentemente já tinham dois anos sem atualizar suas mamografias e o momento de colocar isso em dia é agora”, reforçou a mastologista.

Dona Margarida Cordeiro, residente no João Paulo II, elevou a qualidade do atendimento do Santa Isabel e disse que o evento deste sábado ‘veio para coroar’ esse acolhimento que tem quando necessita dos serviços da unidade hospitalar. “Eu amo esse hospital, já fiz duas cirurgias e sempre fui bem atendida. Essa consulta do Outubro Rosa foi dez. O médico foi bastante atencioso e desde o atendimento lá fora com as meninas tive um tratamento muito especial”, elogiou.

Para a primeira dama de João Pessoa, Lauremília Lucena, o ‘Dia D Tudo Rosa’ foi uma ação importante para alertar as mulheres sobre a prevenção ao câncer de mama e ainda sobre o cuidado da saúde integral. “Essa campanha é muito importante e considerada como um marco diferenciado para a saúde feminina em João Pessoa, porque além de prevenir, detecta o câncer de mama e todos sabemos que quanto mais cedo é diagnosticado, maiores as chances de cura. Estamos aqui, todas unidas e, se Deus permitir, todas serão curadas”, reforçou.

O ‘Dia D Tudo Rosa’, realizado no HMSI tem o apoio da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Paraíba (SBM-PB), que envolve todos os mastologistas, assim como o apoio do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB).

“A Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Paraíba tem uma participação efetiva nesse grande mutirão, pois todos os profissionais da área estão aqui para atender e acolher bem todas as usuárias que estão participando deste mega evento de prevenção ao câncer de mama”, destacou a mastologista Lakymê Mangueira, presidente da SBM-PB.
Cuidados Especiais – A Secretaria Executiva de Participação Popular também teve presença garantida no ‘Dia D Tudo Rosa’ do Santa Isabel, ofertando serviços de beleza para as mulheres presentes, como corte de cabelo, manicure e cuidados com a pele.

A dona de casa Maria José Queiroz, moradora do bairro Mangabeira, aproveitou para fazer uma limpeza de pele enquanto aguardava a vez de ir ao consultório de mastologia. Ela elogiou toda a estrutura e acolhida da Prefeitura de João Pessoa. “Foi muito bom contar com essa parte da beleza. Nunca tinha feito uma limpeza de pele. Terminei unindo duas coisas boas para minha saúde”, disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui