Painel Funesc de dança apresenta Projeto Canguru – Movimentando Pais e Filhos

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, nesta terça-feira (19), a partir das 19h, mais uma edição do Painel Funesc, com o tema “Projeto Canguru – Movimentando Pais e Filhos”, que terá como convidadas Juliana Ribeiro, coordenadora do Projeto Canguru; Maeza Donnianni, monitora do Projeto Canguru; e Janielle Nálija, ‘mãe Canguru’. A conversa será mediada por Itamira Barbosa, com transmissão ao vivo via YouTube.

O ‘Projeto Canguru – Movimentando Pais e Filhos’ é realizado desde 2014 em João Pessoa e nasceu como uma atividade de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). As aulas são direcionadas a bebês de zero a 24 meses e a seus familiares, com o objetivo de fortalecer os vínculos entre os adultos e suas crianças, por meio da linguagem da dança.

As aulas são repletas de música, criação de movimentos, estimulações sensoriais e fruição, além de uma ciranda Canguru. Atualmente, devido à pandemia, o projeto ocorre de maneira remota. Quando os encontros voltarem a ser presenciais, serão no Espaço Cultural e no Centro Estadual de Arte da Paraíba (CEARTE).

A convidada Juliana Ribeiro é professora adjunta lotada no Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, graduada em Dança pela Faculdade Angel Vianna, no Rio de Janeiro, e atualmente cursa Doutoramento em Educação Artística na Universidade de Lisboa. Juliana também é autora do livro “Angel Vianna através da História – a trajetória da dança da vida”, publicado pela editora Appris e coordena o Projeto Canguru.

Maeza Donnianni se descreve como “aprendiz de um caminhar docente-dançante e sempre interessada em mover afetos coletivamente, na invenção de descaminhos poéticos pelos chãos da vida”. Dedica-se a estudar e produzir trabalhos no campo da dança e performance. É licenciada em Dança pela UFPB e Mestra em Artes pela Universidade Estadual do paraná (Unespar).

Janielle Nálija é natural de João Pessoa, mas reside em Cabedelo (PB). Tem licenciatura em Dança pela UFPB e, desde 1999, desenvolve trabalhos com teatro e dança. Participou de algumas companhias de dança e de teatro e, atualmente, integra as companhias de teatro ‘Lendários’, ‘Articulados in Cena’ e ‘Got’. Na dança, ainda integra o Balé Popular da Cidade de Cabedelo e atua como bailarina e coreógrafa na ‘Cia Moverse’, também de Cabedelo.

A mediadora Itamira Barbosa é atriz, produtora e professora. Mestra em Artes pela UFPB, atua em grupos de teatro desde 1995, tendo passado pelo grupo de teatro de rua “Quem tem boca é pra gritar” e “Grupo Graxa de Teatro”. Atualmente, é atriz no “Grupo de Teatro Engenho Imaginário” e integrante do “Coletivo Atuador”, que pesquisa a atuação para o áudiovisual. Já participou de filmes, como o longa metragem “Por Trinta Dinheiros”, de Vânia Perazzo, e “Rebento”, de Andrê Morais. Participou também da minissérie “O sumiço de Santo Antônio”, gravada pela TV UFPB.

Sua trajetória tem uma relação forte com as culturas e manifestações populares brasileiras: dançou em grupos folclóricos e atuou em espetáculos de rua, com foco na pesquisa dessas linguagens. No Mestrado, estudou o Ensino das Artes Cênicas na Escola com base na experiência, apreciação e criação com as culturas populares.

O ‘Painel Funesc’ estreou no dia 14 de julho de 2020 e, desde então, já foram realizados diversos encontros virtuais semanalmente. A proposta do projeto é levar ao público discussões sobre diferentes linguagens artísticas, além de assuntos relacionados à produção cultural e à cena paraibana. Os encontros são sempre nas terças-feiras.

Serviço

Painel Funesc 
Terça feira, 19/10/2021 – às 19h
Tema: “Projeto Canguru – Movimentando Pais e Filhos”
Convidadas:  Juliana Ribeiro (professora e coordenadora do Projeto Canguru), Maeza Donnianni (Monitora do Projeto Canguru) e Janielle Nálija (Mãe Canguru)
Mediadora: Itamira Barbosa (atriz, professora e produtora – Funesc)
Transmissão: YouTube (youtube.com/TVfunesc)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui