Comissão aprova Projeto de Lei que troca símbolo que associa pessoa idosa à imagem de incapaz

A Comissão de Constituição Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou o Projeto de Lei nº 3.302/2021, de autoria do deputado Jutay Meneses (Republicanos), que troca símbolo que associa pessoa idosa à imagem de incapaz. A propositura tem por finalidade mudar as placas que identificam espaços destinados ao atendimento prioritário para idosos e, com isso, desmistificar a figura do idoso como uma pessoa incapaz ou com limitações.

“A aprovação na CCJ é o primeiro passo desse processo no âmbito do legislativo. Agora vamos aguardar a matéria ir à Plenário para passar por mais uma votação e, assim, seguir para sanção por parte do Governo do Estado”, destacou Jutay.

De acordo com a propositura, o projeto visa substituir a imagem atual que traz a representação da pessoa idosa com uma bengala em uma das mãos, enquanto a outra segura o quadril, como se estivesse com dor por uma imagem que traga o desenho da pessoa com a inscrição ‘60+’ ao lado, como forma de identificar àqueles que já estão ou passaram da casa dos 60 anos de idade.

Para o republicano esse é um caminho de educação da população. “Acreditamos que a nova imagem vai educar a população no sentido de desvincular a ideia de que a pessoa idosa é alguém incapaz, minimizando ainda os possíveis constrangimentos sofridos por essa parte da população”, defendeu.

Ainda de acordo com a propositura, se aprovado a obrigatoriedade do uso da imagem será aplicada para novas placas, avisos, estacionamentos e demais usos a partir da vigência da lei. Nos demais casos, a troca será efetivada na medida em que haja manutenção ou troca das imagens anteriormente utilizadas.

Assessoria de Imprensa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui