A Paraíba comemora o resultado da participação do Destino Paraíba na 33ª edição do Festival Internacional de Turismo de Gramado, retornando com a agenda lotada de ações e parcerias que foram iniciadas junto ao trade durante a feira. Também foi fechada a participação da Paraíba em dois grandes eventos de Turismo, um em Porto Alegre e outro na Argentina.
A 33ª edição do Festival Internacional de Turismo de Gramado foi considerada histórica pela Rossi & Zorzanello, empresa que promove o evento, um dos mais importantes da América do Sul. O evento contou com a presença de 1.700 marcas expostas, 210 estandes, 15 destinos internacionais representados, além de outras marcas do exterior, mais de 8 mil participantes e mais de 10 mil reuniões agendadas pelo aplicativo Festuris.
O estande da Paraíba esteve movimentado durante os dois dias de Festuris. Mais de mil agentes de viagens foram buscar informações sobre os roteiros que podem ser feitos pelo Estado, tanto no litoral como no interior. “Foi um evento muito produtivo, onde tivemos a oportunidade de passar informações aos agentes de viagens e muitos deles disseram que já conheciam e que os clientes estavam interessados em conhecer na temporada de verão de 2021/2022 e outros se disseram impressionados com a Paraíba”, afirmou a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino.
Além da visita dos agentes de viagens, Ruth Avelino, ao lado do diretor de Marketing da PBTur, Luciano Lapa, participou de diversas reuniões com executivos de operadoras de turismo e fechou uma série de parcerias ainda para 2021. Uma delas foi a realização de um famtour com agentes da Diversa Operadora, de São Paulo, um dos principais emissores de turistas para a Paraíba. Foram discutidas ações com a Azul Viagens, Cativa, Via Capri, Masterop e FRT. “Estamos sendo um destino muito procurado”, pontuou a executiva.
Durante o Festuris Gramado, a PBTur negociou a participação em dois grandes eventos de turismo: o BTN Mercosul, em Balneário Camboriú, Santa Catarina, em maio de 2022, e na 36ª Feira de Negócios Turísticos – Ugart, em Porto Alegre, que será realizada nos dias 25 e 26 de março de 2022. Nesse evento, conforme Ruth Avelino, a PBTur fará um evento de experimento na área gastronômica, com a participação do chef de cozinha Cumpade João, de Campina Grande.
A PBTur também fechou uma parceria para a promoção de um voo fretado saindo da capital paulista para João Pessoa com a Viagem Promo, operadora de São Paulo. Esse voo deve ser realizado no período de junho, quando acontece o Maior São João do Mundo, em Campina Grande. A procura por esse voo, segundo a presidente da PBTur, poderá resultar em um voo semanal, e para que isso aconteça, Ruth Avelino pretende se reunir com as prefeituras e trade de João Pessoa e Campina Grande para participarem da ação no sentido de divulgar o São João no mercado paulista.
Outras duas ações fechadas pela PBTur são a realização de roadshows pelo Nordeste com a Operadora Masterop, nos mercados onde ela tem participação, e com a FRT Operadora, do Paraná, que deverá realizar em maio de 2021 o seu workshop anual, que poderá ter a participação de mais de 300 agentes de viagens de todo o país, considerados os maiores vendedores de pacotes turísticos. Ruth Avelino disse que, para que o evento aconteça, precisará do apoio das Associações da Indústria Hoteleira da Paraíba e de Bares, Restaurantes e Similares.