Ipê é uma palavra derivada do Tupi (ï pé), que significa “árvore cascuda”. Sua floração encanta, principalmente pela diversidade de cores. Em João Pessoa, segundo a Secretaria de Meio Ambiente (Semam), existem 2.400 árvores de ipês plantadas em áreas públicas, como canteiros de avenidas e ruas, praças, parques e escolas.
A paisagem proporcionada pelos ipês encanta não só moradores, mas principalmente turistas. Eduarda Silveratto é de São Paulo e destacou a beleza dos ipês no Parque Solon de Lucena. “Estou impressionada com a beleza natural da cidade. É a primeira vez que venho a João Pessoa e foi a capital com os espaços naturais mais bem conservados dos locais que conheço do Brasil. Que árvores lindas, que verde lindo!”, pontuou.
Estevão Cortês também é de São Paulo e se encantou com a mistura do verde com o roxo das flores dos ipês. “João Pessoa está com esse colorido roxo muito bonito. No meio de tanto verde, essa cor meio rosa, meio lilás! Bom saber que o governo municipal cuida e zela pelo meio ambiente. Isso é muito importante não só para cidade, mas para as pessoas”, ressaltou o turista.
A Divisão de Arborização e Reflorestamento (Diva) da Semam faz o acompanhamento das áreas verdes da cidade. Segundo o diretor de Controle Ambiental da Semam, o engenheiro agrônomo Anderson Fontes, a floração dos ipês está acontecendo de forma espaçada. “As alterações climáticas podem ser uma das causas das mudanças na floração. Altas temperaturas também interferem na floração e em todos os processos e ciclos de nossas plantas”, explicou.
Todas as cores – Anderson Fontes destacou ainda que a copa das árvores fica florida de maneira generosa, contrastando com o verde das outras espécies. “Sem dúvidas, uma das mais belas manifestações da nossa natureza”, concluiu. Entre os 2.400 ipês cadastrados em áreas públicas, se encontram ipês de flores roxa, amarelas e rosas.
Carolina Queiroz
Foto: Dayse Euzébio