Sedest e Senai concluem primeira turma do curso de pães natalinos

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), concluiu a primeira turma do curso de Pães Natalinos. A capacitação foi promovida gratuitamente dentro do conjunto de ações do programa Eu Posso Aprender, e contou com parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Treze alunos concluíram a formação. Agora, a expectativa deles é transformar o conhecimento adquirido em renda extra no fim de ano.

O curso acabou nesta quinta-feira (25). Alessandra Basílio, que reside no Jardim 13 de Maio, foi uma das alunas da turma. Desde 2019, ela toca uma confeitaria na própria casa. Já se aventurava com pães caseiros, mas para consumo próprio. Ao saber do curso oferecido, não perdeu tempo e se matriculou. “Sabia que era uma ótima oportunidade, até por ser uma parceria com o Senai, uma instituição bastante gabaritada em capacitações. E foi uma experiência maravilhosa. Aprendi a fazer panetone, rosca e colomba natalina”, contou.

A cada experimento durante as aulas, Alessandra fotografava as produções e postava em suas redes sociais. Os seguidores se encantaram com o que viram e passaram a questioná-la quando os pães estariam disponíveis para encomenda. “E já estou aproveitando esse movimento. Comecei a analisar a precificação, para passar a oferecer. Os pedidos estão chegando e, graças ao curso, vou garantir um faturamento extra, em especial, nesse fim de ano. Valeu a pena demais”, comemorou.

Profissionalização – Fábio Souza já trabalha com pães artesanais feitos com batata doce, beterraba, alho, rapadura, entre outros insumos. Ele e a esposa moram no Valentina, e produzem tudo em casa, para fornecer, por encomenda, para alguns estabelecimentos da cidade. O curso de pães natalinos, que o casal participou junto, veio para expandir a atuação do negócio.

“Foi um curso muito importante, principalmente se pensando no Natal. Divulguei a novidade nas redes sociais e apareceram pessoas interessadas. Porém, também estou pesquisando valores no mercado, para saber como precificar minha produção. Meu objetivo agora é aumentar a clientela, profissionalizar o projeto e viver disso”, disse.

Oportunidades – De acordo com a secretária de desenvolvimento econômico e trabalho, Vaulene Rodrigues, a Sedest tem focado na retomada da economia diante da pandemia, investindo em qualificação, a fim de que as pessoas se preparem para o mercado e, em especial, sejam capazes de colocar para frente o próprio negócio.

“Pensamos em cursos que pudessem ser aplicados em um curto espaço de tempo, para que os conhecimentos fossem revertidos em negócios o quanto antes. O de pães natalinos foi desenhado justamente almejando as oportunidades que surgem com as festas de fim de ano. E ficamos felizes em saber que muitos alunos estão saindo daqui com seus certificados, cheios de vontade de crescer com o que aprenderam, protagonistas de suas histórias”, destacou.

Parceria – O diretor de projetos e qualificação da Sedest, Dante Tomei, antecipou que já está sendo estudada a possibilidade de uma nova turma do curso ainda este ano. “O Senai tem sido um parceiro de primeira hora. Abraçou esta ideia e uniu esforços para trazer mais qualidade de vida ao cidadão de João Pessoa. É uma parceria que vem dando certo, não apenas com o curso de pães natalinos, como também com todas as capacitações que estamos promovendo juntos”, falou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui