Hábitos saudáveis podem atrasar em até 10 anos casos de câncer

Diretor de Oncologia do Sistema Hapvida, Alexandre Gomes

Hábitos saudáveis podem atrasar em até 10 anos casos de câncer entre mulheres e em sete entre homens. Isso é o que revela pesquisa assinada por 13 cientistas de diferentes nacionalidades e publicada no periódico médico britânico The BMJ. Este ano, 625 mil brasileiros devem descobrir que têm a doença.

Neste sábado (27), Dia Internacional e Nacional de Combate ao Câncer, o diretor de Oncologia do Sistema Hapvida, Alexandre Gomes reforça a importância de manter uma rotina sem cigarros, com uma dieta balanceada e exercícios regulares e destaca que hábitos saudáveis previnem uma série de doenças, entre elas o câncer.

“Hoje, sabemos que fazer exercícios físicos, seja aeróbio ou anaeróbio, por 40 minutos, quatro vezes por semana, diminui a incidência ou a recorrência do câncer. Há estudos em pacientes com câncer de mama que mostram benefícios na mesma magnitude que o uso de alguns medicamentos”, aponta Alexandre.

O especialista elenca hábitos alimentares que também contribuem para evitar o câncer. “Comer mais frutas e verduras – deixar o prato mais colorido –, assim como diminuir o consumo de carnes vermelhas e enlatados tem um fator protetor contra vários tipos de neoplasia”, orienta.

Gomes explica ainda que tudo o que pode causar um estado inflamatório no corpo, como cigarro e obesidade, por exemplo, são fatores que precisam ser combatidos para diminuir a incidência do câncer.

O oncologista do Sistema Hapvida destaca que atualmente não se consegue estimar em quanto tempo é possível atrasar o aparecimento da neoplasia com tais medidas, entretanto, já foi provado que são medidas eficazes.

Casos – O Brasil deverá registrar 625 mil novos casos de câncer, para cada ano do triênio 2020/2022, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). O câncer de pele não melanoma é o mais incidente no país, com 177 mil novos casos estimados. Ele corresponde a 27,1% do total de casos de câncer em homens e 29,5% em mulheres. Considerando-se todos os demais tipos de câncer, os mais frequentes na população são mama e próstata (66 mil casos cada), cólon e reto (41 mil), pulmão (30 mil) e estômago (21 mil).

Sobre o Sistema Hapvida – Com mais de 7,4 milhões de clientes, o Sistema Hapvida hoje se posiciona como um dos maiores sistemas de saúde suplementar do Brasil presente em todas as regiões do país, gerando emprego e renda para a sociedade. Fazem parte do Sistema as operadoras do RN Saúde, Medical, Grupo São José Saúde, Grupo Promed, Premium Saúde, além da operadora Hapvida e da healthtech Maida. Atua com mais de 38 mil colaboradores diretos envolvidos na operação, mais de 15 mil médicos e mais de 15 mil dentistas. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente são 48 hospitais, 203 clínicas médicas, 49 prontos atendimentos, 176 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui