​Veja o que levar em consideração na hora de escolher a escola dos seus filhos

Escolas de João Pessoa buscam novos métodos de ensino para desenvolver habilidades exigidas para os profissionais do século 21

A volta às aulas está se aproximando e muitos pais ainda não decidiram em que escola os filhos vão estudar. E no momento da escolha é importante levar em consideração alguns fatores como qualidade do ensino, localização, preço, metodologia pedagógica, estrutura física, segurança, capacitação dos professores e oferta de aulas extracurriculares, por exemplo.

Além disso, os pais devem ficar atentos se a escola oferece a oportunidade de crianças e adolescentes desenvolverem as novas habilidades exigidas aos profissionais do século 21. “Estamos passando por uma transformação no mercado de trabalho, influenciada pela revolução digital e pelas exigências da vida moderna. Novas profissões estão surgindo e muitas outras deixarão de existir nos próximos anos”, comenta a psicóloga Gabriela Oliveira.

Segundo a especialista, o profissional do futuro deve ser um cidadão global, que tenha empatia, seja engajado e que seja ligado às novas tecnologias. “Hoje temos que ter uma aprendizagem criativa, que promova o desenvolvimento de indivíduos para que pensem e atuem de forma inovadora, colaborativa e sistemática, com o desenvolvimento de projetos, trabalhos em grupo e participação ativa dos alunos”, explica a psicóloga.

Em João Pessoa, já podemos contar com escolas que oferecem essa nova educação aos estudantes. O ISO Colégio e Cursos, por exemplo, foi buscar um método exclusivo trazido da Finlândia, um dos países reconhecidos por ter uma das melhores educações no mundo, para oferecer uma nova forma de ensino aos alunos.

O INNOPEDA (Innovation Pedagogy), desenvolvido pela Turku AMK, leva em consideração a revolução tecnológica, que mudou o acesso à informação e também o perfil dos estudantes. A metodologia direciona uma participação mais ativa dos estudantes desde o ensino fundamental. Esses jovens terão habilidades essenciais como comunicação, empreendedorismo, maior participação e capacidade de resolver questões atuais e pensar em um futuro sustentável.

“Hoje, o professor não é o único na sala de aula a deter todo o conhecimento. Por isso, é necessário que o ensino seja uma troca e isso é um traço muito forte no método que estamos oferecendo aos nossos alunos”, explica Marco Viana, diretor do ISO Colégio e Curso.

Outro destaque nesse sistema de ensino é a cultura maker, na qual os alunos são incentivados a colocar em prática o que estudam em sala de aula e nos ambientes de aprendizagem. O storytelling é outra ferramenta importante, pela qual os estudantes aprendem as matérias por meio de histórias. Isso fixa as matérias e estimula os alunos a buscarem mais informações de maneira espontânea.

“O método valoriza a riqueza que constituem as múltiplas experiências dos alunos e professores. É uma oportunidade de enriquecimento e aprendizado pelo modelo da exitosa educação da Finlândia, assim como também, estamos construindo uma experiência de sucesso na Paraíba”, ressalta Marco Viana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui