Centro de Referência Municipal da Pessoa Idosa abre inscrições para atividades

Dezenas de idosos em busca de atividades que proporcionem saúde, diversão e bem-estar compareceram, nesta segunda-feira (10), ao Centro de Referência Municipal da Pessoa Idosa, no bairro do Altiplano, para fazer sua inscrição nas atividades oferecidas pela instituição. O espaço é mantido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc). As inscrições começaram nesta segunda e vão até o dia 04 de fevereiro.

As atividades iniciam no dia 07 de fevereiro. Os interessados precisam ter mais de 60 anos e devem se dirigir à instituição, das 8h às 17h, levando cópias dos documentos pessoais e do comprovante de residência, além do atestado cardiológico e cartão de vacinação com as três doses contra a Covid-19.

Diversas atividades são oferecidas voltadas para estimular o bem-estar da saúde física, mental e as relações pessoais, como esporte e lazer. Os idosos podem optar pelas oficinas de artesanato (vagonite, crochê e fuxico), da memória, ginástica gerontológica, aeróbica dançante, coral, hidroginástica e alongamento/aeróbica. O Centro conta, ainda, com acompanhamento nutricional, assistente social e psicológico, incluindo o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

A secretária executiva de Direitos Humanos e Cidadania de João Pessoa, Raissa Lacerda, falou sobre o trabalho direcionado aos idosos. “Nós resgatamos este espaço na gestão do prefeito Cícero Lucena. Nosso trabalho é contribuir para autonomia e qualidade de vida dos idosos, através do incentivo às práticas de atividades, que também melhoram a autoestima e a saúde mental”, destacou.

A servidora pública, Analete Pontes, de 66 anos, moradora do bairro Cabo Branco, veio renovar sua matrícula nas sessões de terapia, ginástica e oficina da memória, além de voltar aos ensaios para uma apresentação de dança ‘carimbó’. “E em outras atividades que tiver vaga”, brinca. “Trabalho maravilhoso da equipe. Estão sempre de alto astral, nos animando a participar das atividades e a levar o bom humor para a nossa vida”, declarou.

Morador do bairro Altiplano, Otávio de Oliveira, 71 anos, disse que não está tão disposto fisicamente quanto Analete, mas garante que compensa no gosto pela conversa. Ele veio ao Centro de Referência Municipal da Pessoa Idosa buscar atividades para auxiliar na recuperação de uma cirurgia. “Vim atendendo a recomendação e insistência de um amigo que me disse que as atividades por aqui nos estimulam a desenvolver novas habilidades, se exercitar e se divertir. Como gosto muito de conversar acho que vai ser bom”, comenta o aposentado.

A aposentada Geni de Sousa, de 69 anos, residente no bairro Cabo Branco, soube das atividades no espaço conversando com uma vizinha que frequenta a instituição. “Tenho interesse de fazer a oficina de memória, ginástica gerontológica e também fazer novas amizades”, afirmou.

Informações – Dúvidas sobre cursos, oficinas, inscrições e horários pelo telefone: 3214-8188. O Centro de Referência Municipal da Pessoa Idosa está localizado na rua Ana Guedes Vasconcelos, s/n, bairro Altiplano – ao lado da Escola Superior da Magistratura da Paraíba (ESMA-PB).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui