Ana Cláudia presta contas da gestão na Sedam e revela: “saio para abraçar novas missões”

Ana Cláudia presta contas de sua gestão na Sedam, detalha recursos e ações, e afirma: “saio para abraçar novas missões”

A ex-Secretária de Estado do Desenvolvimento e da Articulação Municipal da Paraíba, Ana Cláudia Vital do Rêgo, fez uma prestação de contas nesta sexta-feira (21) e publicou mensagem de agradecimento aos demais secretários que compõem o Governo do Estado da Paraíba. Ela já havia feito o mesmo, pessoalmente, ao governador João Azevêdo, a quem agradeceu “pela confiança depositada no nosso trabalho”, quando da entrega do cargo, durante essa semana.

Ana agradeceu aos demais auxiliares de governo “pelo profícuo tempo de trabalho que tive junto a todas e a todos. Sempre parceiros e solícitos na construção de iniciativas e ações para a Paraíba, o que foi fundamental, para que, ao lado dos companheiros da Sedam, pudéssemos alcançar as metas administrativas que nos foram designadas”.

Ana Cláudia também declarou que sua saída da Sedam se dá para “abraçar novas missões, sempre com o mesmo desejo de contribuir, onde quer que eu esteja, com o desenvolvimento da nossa Paraíba”. Sobre as ações de sua gestão, Ana fez um resumo, que também foi apresentado ao governador João Azevêdo.

Paraíba + Sustentável

Dentre as ações destacadas, Ana Cláudia citou o programa Paraíba + Sustentável, através do qual o Governo do Estado firmou convênios com diversos municípios para a construção de galpões de triagem de resíduos sólidos, resolvendo assim a questão da destinação final dos resíduos, uma grande dor de cabeça para as cidades, sobretudo as de menor porte, devido ao alto investimento necessário para resolver um problema que se arrasta há anos, até então sem soluções viáveis.

O programa Paraíba + Sustentável, iniciativa que foi sugerida pela própria Ana Cláudia ao governador, beneficiará 72 municípios paraibanos, com ações que envolvem mais de R$ 5 milhões, com reflexos diretos nas áreas de saúde, proteção ao meio ambiente e geração de emprego e renda, em parceria com a Federação das Associações dos Municípios Paraibanos – Famup, Ministério Público da Paraíba – MPPB e Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Ana confirmou que todos os convênios com os municípios que já conseguiram a licença ambiental junto a Sudema foram assinados em sua gestão.

Emendas Impositivas

Ana Cláudia também registrou que, durante sua atuação, houve a execução integral de todas as emendas impositivas apresentadas pelos Deputados Estaduais, totalizando mais de R$ 40 milhões, para a concretização de obras e ações em diversas áreas, especialmente a saúde, a exemplo de aquisições de máquinas, equipamentos, ambulâncias e veículos, custeio, pavimentações, poços tubulares, implantação de sistemas de energia solar, reforma e ampliação de Unidades de Saúde, mercados públicos, praças públicas e escolas.

“Todas as emendas sob responsabilidade da Sedam, mais de 200 ao todo, nós conseguimos empenhar. Muitas delas, inclusive, com os recursos já liberados, e outras em tramitação para a liberação. São ações importantes que vão significar investimentos consideráveis em várias cidades paraibanas, em torno de 50% dos recursos destinados para ações na saúde”, destacou Ana Cláudia, enfatizando ainda que foi a primeira vez que houve a execução das emendas impositivas através do Governo do Estado e Assembleia Legislativa.

Pacto Social

A ex-secretária também citou as ações do Programa Pacto Social, gerido pela Sedam, que significaram investimentos importantes em diversas cidades paraibanas, especificamente nas áreas de Saúde e Educação. Ela lembrou que, através do programa, a Sedam auxilia as prefeituras e seus gestores na realização de obras e ações que melhorem a vida dos paraibanos, focadas no IDH-Índice de Desenvolvimento Humano.

Selo Prefeitura Parceira da Mulher

Outra ação importante destacada por Ana Cláudia foi a instituição do Selo Prefeitura Parceira da Mulher, em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana.

O selo, destaca Ana Cláudia, será entregue pela segunda vez, este ano no mês de março, às prefeituras paraibanas que desenvolvem mais políticas públicas para as mulheres. “Nós conversamos com os municípios e construímos, junto com a secretária Lídia Moura, esse instrumento de estímulo às cidades que tem um olhar especial para as políticas públicas voltadas à mulher”, afirmou Ana.

Assessoria de Imprensa
Ana Cláudia Vital do Rêgo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui