Fake news: Gestão Panta anuncia que já vacinou mais de 180 mil pessoas contra a covid-19 em Santa Rita

A equipe responsável pela divulgação das ações do prefeito Emerson Panta fez circular nas redes sociais um vídeo institucional que revela um número exorbitante de pessoas vacinadas na cidade de Santa Rita. Segundo o vídeo, mais de 180 mil santarritenses já foram vacinados contra a Covid-19.

Confira abaixo o vídeo na íntegra:

Preste atenção agora no trecho em que o locutor fala que “as equipes da Saúde não param na imunização e hoje já chegamos a mais de 180 mil pessoas vacinadas”.

Já em uma matéria institucional postada na página oficial do site da Prefeitura Municipal de Santa Rita (confira o print abaixo) o texto revela que “com muito esforço e dedicação dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e de outras pastas que participaram direta e indiretamente, foram aplicadas mais de 180 mil doses na população”.

O fato é que nem foram aplicadas mais de 180 mil doses na população e nem mais de 180 mil pessoas foram vacinadas. Em uma breve olhada no “Vacinômetro” da Secretaria Estadual de Saúde (confira quadro abaixo), onde consta o número de vacinas aplicadas e recebidas por todos os municípios paraibanos, consta que em Santa Rita a população acima de 12 anos é de 112 mil 871 pessoas e o número de vacinas entregues pela Secretaria estadual até agora foi 100 mil e 375 vacinas, referentes a 96 mil 670 para a segunda dose e 3 mil 705 para as doses únicas.

Se a população apta a ser vacinada até o momento é de um pouco mais de 112 mil pessoas, como a prefeitura conseguiu vacinar mais de 180 mil santarritenses? Mesmo tendo havido um erro na divulgação e levando em consideração que 70.886 pessoas tomaram a primeira dose e esse número seja duplicado com os que tomaram a segunda dose, indo para 141 mil 772, somando-se aos que foram imunizados com a dose única, 2 mil 638, o total de imunizados contra a covid-19 chegaria a 144 mil 410, ficando faltando mais de 35 mil doses para chegar ao número de mais de 180 mil pessoas vacinadas, divulgado pela  equipe do prefeito Panta.

Fica no ar a seguinte pergunta: Por que Panta mentiu sobre os dados vacinais, quando na realidade a Prefeitura de Santa Rita ainda tem mais de 1 mil doses únicas que não foram aplicadas e para a aplicação da segunda dose ainda tem em estoque quase 16 mil vacinas.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui