PMJP inicia programa Regulação Itinerante e Leo Bezerra afirma que saúde é prioridade da gestão

A Prefeitura de João Pessoa iniciou, nessa terça-feira (25), a Regulação Itinerante, programa que tem o objetivo de agilizar a marcação de exames, consultas e outros procedimentos de saúde. Por meio do programa, equipes da Central de Regulação Municipal irão até as unidades de saúde da família (USF) entregar as marcações diretamente aos pacientes.

A primeira ação do programa, na USF Mãe de Deus, no bairro do Valentina Figueiredo, foi acompanhada pelo vice-prefeito Leo Bezerra, que representou o prefeito Cícero Lucena. “Saúde é prioridade na gestão municipal. O nosso objetivo é fazer um levantamento em todos PSF’S dos exames represados para que sejam marcados até o final de fevereiro e a população fazê-los pela Prefeitura”, explicou.

“O que nós mais ouvíamos durante a campanha andando pelas ruas de João Pessoa era a quantidade de exames represados nas unidades de saúde da família. Agora, a Regulação vai ‘in loco’ para todas as unidades da Capital fazer esse levantamento dos exames represados e aí vamos marcando na medida do possível. Até o final do próximo mês, nós queremos estar com todos os exames já marcados. Exames de 2018, 2019, 2020 vão ser todos feitos pela Prefeitura de João Pessoa”, acrescentou Leo.

A secretária de Saúde de João Pessoa, Margareth Diniz, afirmou que o objetivo principal do projeto é destravar a vida das pessoas que buscam a marcação de exames e consultas há bastante tempo. Ela citou o exemplo de uma senhora que, por não conseguir agendar seu exame, necessitou vender seu botijão de gás para poder realizá-lo na rede particular.

Serviço – A Central de Regulação é responsável pelo gerenciamento de toda a oferta de procedimentos da rede municipal de saúde e rede conveniada e contratada, adotando o sistema de classificação de risco para a definição das prioridades no acesso a exames laboratoriais e de imagem e consultas de diversas especialidades. Além de João Pessoa, a Regulação Municipal atende também os outros 222 municípios da Paraíba, por meio de pactuação.

De forma geral, a porta de entrada para marcar as consultas, exames, cirurgias e outros procedimentos é a Atenção Básica, por meio das equipes de saúde da família, que encaminham para a Central de Regulação a requisição de agendamento. Em alguns casos, o próprio usuário leva a requisição diretamente para a Regulação, a exemplo de cateterismo, colonoscopia e ressonância com contraste.

O serviço está localizado na Avenida Rio Grande do Sul, nº 1.280, Bairro dos Estados. Os números de telefone para contato são: 3218-9882, 3218-9861 ou 3218-9865. O horário de funcionamento é das 8h às 15h30.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui