A Rede Municipal de Ensino de João Pessoa inicia, nesta quarta-feira (9), as atividades do ano letivo 2022. Nos Centros de Referência de Educação Infantil (Creis), as atividades pedagógicas serão de forma presencial. Já nas escolas (fundamental I e II), as aulas serão iniciadas de forma remota, avançando de forma gradual para a presencialidade, até chegar a 100% do atendimento aos estudantes, com previsão para o mês de março.
Nos Creis o retorno presencial considera a faixa etária, havendo uma alternância de dias para o acolhimento das crianças, por etapas.
Nesta primeira semana os Creis irão receber crianças dos Berçários I e II. Na próxima segunda (14) e terça-feira (15) será a vez dos Maternais I e II. E a partir de quarta-feira (16) irão receber as crianças dos Pré I e Pré II. Todas as aulas funcionam em tempo integral, das 7h às 17h, e com a oferta de cinco refeições diárias.
No caso do Ensino Fundamental, de 09 a 11 de fevereiro a forma de atendimento será remota. Os professores da Pré-escola, nestes três dias, deverão desenvolver atividades de interação com os responsáveis das crianças e apresentar proposições de atividades lúdicas a serem realizadas em casa.
A Sedec orienta que sejam realizadas atividades de acolhimento, apresentação dos professores e das equipes de especialistas, interação com as famílias, campanha de mobilização para a vacinação das crianças e dos adolescentes, entre outras. Todas as atividades serão de forma remota.
Os professores deverão planejar atividades para o grupo de estudantes que ficará em casa, com aulas remotas, na semana seguinte, podendo utilizar as seguintes estratégias: formação dos grupos de WhatsApp; abertura de salas no Google Meet; uso das salas Google; e outras formas de interação.
Presencialmente parcial – Essa forma de atendimento será do dia 14 a 25 de fevereiro. Nas turmas de Pré-escola e nas turmas dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, as escolas passam a receber grupos de 50% de estudantes, exceto nas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Será seguido o horário escolar previamente organizado pela instituição, definido para cada componente curricular, para o ano letivo de 2022. Deve-se garantir os dias reservados para horários de departamento/formação.
Algumas atividades e/ou ações podem ser priorizadas com o grupo presencial. A equipe gestora, juntamente com os especialistas e com o apoio do corpo docente, deve fazer um levantamento do número de alunos ainda não imunizados.
A Sedec pede às famílias que não enviem para a escola o aluno ou aluna que esteja com sintomas gripais, com Covid-19 ou com familiares adoecidos.
Os professores deverão utilizar o início da realização das atividades de diagnóstico das aprendizagens para subsidiar a elaboração dos seus planos de ensino, caracterizando as turmas em termos de habilidades consolidadas ou não.
Previsão em março – A presencialidade total se dará com o avanço do processo de imunização, aproximando-se dos 100% dos estudantes matriculados.
O passaporte vacinal contra a Covid-19 dos alunos será exigido, desde que sejam disponibilizadas doses para todos, conforme agenda de vacinação do Ministério da Saúde e do Município, exceto para os alunos que tenham contraindicação respaldada em laudo médico.
Vacinação – A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, vai ofertar vacinas contra a Covid-19 para os alunos nas escolas da rede nesses três primeiros dias do ano letivo.
Confira (no anexo) a relação das escolas que estarão vacinando já nesta quarta-feira.
Disposições gerais – Será reforçada a limpeza e higienização dos ambientes. Os estudantes que ainda não foram imunizados terão direito a assistir às aulas nessa etapa da presencialidade parcial, ou seja, com a escola funcionando apenas com 50% da turma. O passaporte de vacinação só será exigido quando a Prefeitura ampliar a oferta da vacina para todos estudantes matriculados na Rede Municipal de João Pessoa.
O Comitê de Biossegurança da Unidade irá monitorar casos de sintomas gripais de estudantes e servidores. Ao identificar casos de Covid-19, o Comitê analisa a situação, comunica à Sedec e, em conjunto, define as providências necessárias.
O lanche ocorrerá na sala de aula e de forma escalonada. A escola deve garantir o intervalo do corpo docente, ainda que com tempo reduzido. Com o avanço da vacinação, e não havendo intercorrências, haverá deliberação quanto à retomada do horário escolar normal.
Escolas em reforma continuam o ensino de forma remota, até ser possível iniciar gradativamente ou na totalidade as aulas presenciais, de acordo com as orientações expostas.
Alexandre Quintans