Na Câmara, Cícero Lucena faz balanço da gestão e destaca projetos para 2022

O prefeito Cícero Lucena e o vice-prefeito Leo Bezerra participaram, na manhã desta terça-feira (15), da sessão que marcou a abertura dos trabalhos legislativos de 2022 na Câmara Municipal de João Pessoa. Na ocasião, o gestor fez um balanço das ações realizadas durante 2021 e projetou ações que vão ser implantadas na cidade ao longo deste ano.

“É um momento muito importante, pois a Câmara Municipal nos ajuda a cuidar da cidade, identificando problemas, sugerindo soluções, aprovando projetos. Temos esta parceria e a cada ano ela é renovada. Prestamos contas do que fizemos e demonstramos o que pretendemos fazer. Estamos trabalhando para preparar João Pessoa para o futuro em todas as áreas”, afirmou o prefeito.

O presidente da Câmara, vereador Dinho Dowsley, afirmou que a gestão pode continuar contando com o legislativo. “A parceria prevalece e vai prevalecer e só quem ganha é a população de João Pessoa, que vai ver as questões de seu interesse sendo analisadas com compromisso e celeridade”, afirmou. Ele ainda destacou a ação da Prefeitura no atendimento às emendas impositivas, o que considera uma demonstração de respeito ao parlamento municipal.

Projetos – Para 2022, a área da habitação vai ganhar protagonismo. O prefeito anunciou em seu discurso uma série de ações que envolvem a construção de quatro novos residenciais em Gramame, além de levar área de comércio, infraestrutura, urbanismo e equipamentos públicos aliados à residência para diversos bairros e comunidades. Os moradores do Renascer receberão escritura de seus imóveis e os da antiga comunidade Dubai terão seu próprio residencial com equipamentos em uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado.

O programa ‘Cuidar do Lar’ vai permitir melhorias em habitações de todos os bairros de João Pessoa, alcançando aproximadamente 4.000 pessoas. Já o projeto de compra assistida, uma modalidade de aquisição de imóveis, poderá ser uma das alternativas de reassentamento das famílias do Complexo Beira Rio, caso seja aprovado pela Câmara.

Outra novidade é o Hospital Veterinário. “No segundo semestre deste ano, estaremos iniciando as obras. O Termo de Referência está sendo elaborado para a contratação dos projetos complementares e projeto executivo”, explicou Cícero. Além disso, novos parques devem se tornar realidade, como o que vai ocupar a antiga área do Aeroclube e um novo museu na área da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes.

“São projetos de impacto, como a iniciativa que temos de promover a engorda das praias. Todos os projetos passarão por um democrático debate com a sociedade, rigorosa fiscalização dos órgãos de controle e entidades que defendem o meio ambiente”, destacou Cícero.

Balanço – Entre as principais ações destacadas pelo prefeito estão as de modernização da máquina e investimento em tecnologia. Cícero citou o fim do uso do papel na administração, revelando uma economia de R$ 20 milhões ao ano, bem como a entrega de 13 mil chromebooks para educadores. Ele lembrou ainda que 40 mil tablets serão entregues em breve aos estudantes. Foram adquiridos também 850 notebooks para a implantação do prontuário eletrônico e 1.500 tablets para os agentes comunitários de saúde e para a rede de serviços especializados.

O prefeito ressaltou ainda a reforma em andamento de todas as escolas que estiveram fechadas por abandono de obras, totalizando 45 unidades. Na saúde, o gestor apontou a reforma de cinco unidades de saúde e um grande avanço nos exames e cirurgias. É o caso das mamografias, do exame de próstata, colonoscopia e tomografia computadorizada. As cirurgias bariátricas também voltaram a ser oferecidas pelo SUS.

Uma das principais bandeiras de campanha do gestor, o programa Remédio em Casa já é uma realidade. Cícero lembrou ainda que o combate a pandemia foi exemplo para o Brasil, com aplicação de mais de 1,6 milhões de doses, e quadruplicação de leitos de UTI Covid em tempo recorde.

A infraestrutura também foi um marco da gestão em 2021. “Estamos investindo em todos os bairros da cidade e vamos pavimentar mil ruas com drenagem, calçadas padronizadas e piso tátil. Além disso, estamos asfaltando 150 Km em ruas nos bairros do Rangel, Oitizeiro, Torre, Muçumagro, Gramame, Varadouro e Ernani Sátiro”, concluiu Cícero.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui