Opera JP: Prefeitura realiza pré-cadastro de mais de 300 pessoas que aguardam cirurgias eletivas

Mais de 300 fichas foram distribuídas neste sábado (19), no Centro Cultural de Mangabeira, para o pré-cadastro das pessoas que estão na fila aguardando por cirurgias eletivas na Rede Municipal de Saúde. A ação da Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Saúde (SMS), é uma junção dos programas Opera JP e Regulação Itinerante. A mesma ação será realizada em outros bairros da Capital, conforme cronograma já definido, e a próxima será no Cristo.

“Essa é a saúde que nós queremos. Gostaríamos de ter regularizado as cirurgias ainda no ano passado, mas não pudemos em função da pandemia. Agora com planejamento e dedicação vamos poder zerar essa fila de vários anos e também estabelecer metodologia para que novas demandas sejam atendidas no tempo adequado”, declarou o prefeito Cícero Lucena.

O vice-prefeito Leo Bezerra falou sobre sua cobrança pela celeridade nestas cirurgias enquanto vereador. “Cheguei a colocar um projeto na Câmara para dirimir este problema, mas que não foi acatado. Felizmente estamos tendo a oportunidade de tornar isso uma realidade”, afirmou.

A Secretaria de Saúde da Capital, Margareth Diniz, também acompanhou a ação deste sábado e tem a expectativa de começar as cirurgias no início de abril. Até o fim do ano, a meta da Prefeitura é zerar a fila de espera.

“Queremos fazer até 400 cirurgias por mês. Até o final do ano queremos zerar as cirurgias de 2018 a 2022. Esse é o maior programa de cirurgias eletivas da Prefeitura de João Pessoa. Nós estamos levantando os dados de pessoas que estão na fila para fazer cirurgia que foram sendo reprogramadas e nunca realizadas. A partir de hoje nós estamos fazendo o pré-cadastro e atualizando os exames. Tem gente que eu vi aqui que desde 2018 aguarda, mas precisa atualizar os exames de imagem. Na sequência, nós vamos providenciar os insumos, os médicos que vão fazer as cirurgias e toda parte logística do hospital, como lençol e roupa de bloco. Precisamos que tudo isso esteja funcionando bem para que o Opera João Pessoa seja exitoso”, comentou Margareth Diniz.

O aposentado Ivanildo Ferreira, de 69 anos, é um dos que aguarda desde o fim de 2018 para fazer uma cirurgia peniana. “Estou aguardando há muito tempo. Espero que agora seja resolvido. Fico com uma expectativa fora do controle por estar esperando há tanto tempo. Mas quem tem fé em Deus, tem tudo”, disse.

A aposentada Francisca dos Santos Farias, de 69 anos, também está desde 2018 na fila para fazer uma cirurgia de hérnia umbilical. “Eu preciso fazer esse procedimento. O médico vai ver os meus exames e quero que tudo seja resolvido. Acabou demorando um pouco para eu fazer a cirurgia pelo fato do médico falar que eu precisava emagrecer mais um pouco. Agora espero que tudo dê certo. Agradeço ao prefeito que está fazendo esse programa junto com o SUS”, afirmou.

Tanto Ivanildo, como Francisca e os demais presentes no pré-cadastro desta sábado no Centro Cultural de Mangabeira, passaram por uma avaliação clínica com um médico para a atualização dos exames pré-operatórios e/ou a realização de novos exames. Quem teve a necessidade de novos exames já recebeu o encaminhamento com a marcação feita pela equipe da Regulação presente no local.

Caso os exames estejam em dia, o usuário aguardar o agendamento do pré-operatório, que no momento oportuno será informado pela equipe da Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde.
A Secretaria de Saúde de João Pessoa vai realizar a busca ativa ao longo das próximas semanas nos maiores bairros da Capital para facilitar o acesso aos usuários.

Confira o calendário:
19/02 (sábado) – 8h às 12h – Centro Cultural de Mangabeira
23/02 (quarta) – 13h às 16h – Policlínica Municipal do Cristo
05/03 (sábado) – 8h às 12h – Policlínica Municipal de Mandacaru
09/03 (quarta) – 13h às 16h – Policlínica Municipal das Praias
Os demais bairros serão divulgados posteriormente.

Opera JP – O programa Opera João Pessoa surge da necessidade de ampliação da oferta aos serviços de cirurgias eletivas, baseado na identificação da demanda reprimida e redução de filas de espera por procedimentos cirúrgicos eletivos. As áreas com maiores demandas são Cirurgia geral, Ginecologia, Otorrinolaringologia, Urologia, Cirurgia Vascular e Proctologia.

Dentro do programa deverão ser realizadas cirurgias de diversas especialidades tanto nas unidades hospitalares administradas pela Prefeitura de João Pessoa quanto nos hospitais conveniados com a rede pública municipal, por meio do SUS.

Lucas Barros e Arthur Araújo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui