Fundac realiza I CarnaCEJ 2022 para jovens e adolescentes

Ritmos carnavalescos, adereços, confetes, karaokê, documentário e história do carnaval fizeram parte do I CarnaCEJ 2022. O bloquinho de carnaval no Centro Educacional do Jovem-CEJ circulou no âmbito da escola nesta segunda-feira (28) de carnaval, desde as 8h da manhã. A iniciativa contou com direção, professores e agentes socioeducativos que cuidaram para que tudo desse certo.

Os jovens e adolescentes foram acolhidos ao som de ritmos do carnaval sob a orientação da professora de música Adriana Moura e receberam adereços carnavalescos (máscaras e confete) que foram distribuídos por toda equipe da escola.  Eles também receberam informações sobre a história do carnaval, sua origem e ritmos com a professora de História, Gracimere Gaudêncio, e assistiram o documentário ‘História do Carnaval no Brasil’, sob o comando de Joel Martins.

Os socioeducandos em cumprimento de medida judicial também assistiram vídeo mostrando os vários tipos de carnaval, a exemplo de escolas de samba, em diferentes estados, e o chamado Carnaval Tradição, realizado na capital paraibana com informações da professora Fátima Tavares. Paralelo às atividades foi montada uma galeria com imagens sobre o carnaval, organizada pela professora Francisca Alves.

A programação também contou com debate sobre violência nas festas, prevenção sexual e outros temas relacionados ao período momesco, além da realização de um karaokê com marchinhas de carnaval que teve o comando dos professores Wellington Daniel e Roberta Matias e as pedagogas Ellen Pereira e Jocilene Silva.

A vice-diretora e coordenadora técnica da unidade socioeducativa, Érica Chianca, disse que a iniciativa da equipe da Escola Almirante Saldanha de acolhimento aos jovens e a utilização da temática de Carnaval, foi de grande relevância no processo socioeducativo.
Para ela, além de motivar e tornar mais atrativo o processo de ensino e aprendizagem, foi uma forma de mostrar a importância das manifestações culturais e artísticas oriundas e presentes nesta festividade nacional. Érica destacou que toda a equipe está de parabéns, e disse que ficou orgulhosa por este momento propiciado.

A coordenadora pedagógica do CEJ, Hilka Macieira, disse que esta programação iniciada nesta segunda-feira tem prosseguimento também nesta terça-feira (1) na ECI Almirante Saldanha, unidade CEJ. “Nós planejamos dois momentos por área de conhecimento e nesta segunda-feira foi a área de exatas, natureza e humanas e nesta terça-feira será de linguagem e música.

“Nesta segunda tivemos o momento de resgatar o sentido da folia, através da história do carnaval no Brasil, os ritmos, surgimento dos blocos locais e apresentações de trabalhos pelos alunos” disse ressaltando que o I CarnaCEJ 2022 foi um momento maravilhoso e descontraído, com os docentes e discentes da escola”, relatou.

Segundo Macieira, “o maior objetivo do I CarnaCEJ 2022 foi resgatar uma folia que perdeu o sentido ao longo do tempo. As disciplinas são envolvidas a fazerem estudo sobre a máscara, a pintura, e as marchinhas  e o incentivo aos alunos a participarem dessa festa”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui