O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), entregou, nesta quinta-feira (10), equipamentos da rede materno-infantil para os hospitais de Picuí e Queimadas. A meta é levar o serviço para perto da população e fazer com que as unidades estaduais tenham mais resolutividade, sem a necessidade de transferência dos pacientes para os grandes centros.
O investimento de mais de R$ 7 milhões tem o objetivo de melhorar as salas de parto do estado e diminuir o índice de mortalidade materna. Para o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, é importante deixar o serviço mais perto da população, equiparando as unidades.
“O norte dessa gestão é a regionalização da saúde. Estamos melhorando a rede com investimentos em equipamentos de alta tecnologia, renovando o parque tecnológico, além da qualificação dos profissionais. O direcionamento de equipamentos implica ter mais parturientes realizando partos no hospital da região”, pontua.
Na ocasião, o diretor geral do Hospital de Queimadas, Flávio Daniel, agradeceu o investimento recebido e frisou a importância dos equipamentos na assistência às usuárias. “Os berços, as camas, os monitores vão ampliar bastante a nossa assistência. Daremos uma qualidade maior às mulheres e aos recém-nascidos”, completou.
Estiveram na agenda de Picuí os prefeitos dos municípios de Sossego, Baraúnas, Cuité, Nova Floresta, Damião, Frei Martinho, Pedra Lavrada, o deputado estadual Buba Germano e o deputado federal Gervasio Maia. Em Queimadas, compareceram secretários municipais de Saúde da região e o deputado estadual Doda de Tião.