Semam e Emlur retiram mais de duas toneladas de lixo nos rios Sanhauá e Paraíba

Djane Barros

Dois mil trezentos e setenta e oito quilos de resíduos, entre recicláveis e rejeitos, foram retirados dos rios Paraíba e Sanhauá pelas equipes da Secretarias Municipal do Meio Ambiente (Semam) e da Autarquia Especial de Limpeza Urbana (Emlur), durante Operação Rios+Limpos, que ocorreu no sábado (12).

Segundo o representante da Semam e coordenador do programa em João Pessoa, Alex Rodrigues, foram recolhidos plásticos, garrafas pets, metal, sucata de geladeira e outros tipos jogados pela população nos rios. “A Associação de Catadores de Recicláveis fez a triagem do material. Os descartáveis foram separados para reaproveitamento e os rejeitos colocados em dois caminhões da Emlur e levados para o aterro sanitário municipal para incineração”, informou.

Rios+Limpos é uma ação do governo Federal em parceria com a Prefeitura de João Pessoa, realizada pela Semam e Emlur. O evento ainda contou com a participação do Governo do Estado, através da Sudema, e também com a Capitania dos Portos da Paraíba. A Associação de Porto de Capim, também participou das atividades, assim como voluntários de bairros da Capital.

O programa foi lançado em 2021 pelo Ministério do Meio Ambiente com o objetivo de contribuir com a melhoria da gestão de efluentes e saneamento básico no país, a partir da disponibilização de dados sobre a qualidade das águas e efluentes em uma plataforma digital.

Através dessa iniciativa, o governo Federal espera oferecer mais transparência aos usuários, gerar incentivos para melhorias operacionais e aprimorar ações de fiscalização pelos órgãos ambientais e agências reguladoras, com instrumentos para verificação das metas de desempenho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui