Com o objetivo de orientar pedestres e condutores para respeitarem a sinalização, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) realizou, na manhã desta quinta-feira (24), mais uma atividade da faixa de pedestre. A ação aconteceu na faixa localizada na Avenida Dom Pedro II.
Durante a ação, foram feitas abordagens com entrega de material educativo para pedestres e condutores e orientações para o uso correto da faixa. O pedestre se apresentando visível para os condutores, estendendo o braço para solicitar a parada do carro. Já os condutores foram orientados a reduzir a velocidade e obedecer à sinalização instalada no local.
De acordo com a chefe da Divisão de Educação para o Trânsito (Died) da Semob-JP, Gilmara Branquinho, a atividade está sendo realizada no local há alguns dias, visando atender ao público que requer uma maior atenção, pois transitam adultos e crianças na faixa, que foi recém-implantada.
“Percebemos que neste local há uma necessidade maior de permanência da nossa equipe por ter duas clínicas que atendem crianças e estamos realizando uma pesquisa interna da quantidade de travessias feitas, durante o período educativo, para podermos ajudar os pedestres a atravessarem com mais segurança. Além disso, estamos tirando dúvidas sobre a obtenção das credenciais para vagas especiais que é muito utilizada nas clínicas que atendem pessoas com necessidades especiais”, ressaltou.
A gerente Natália Araújo falou que a movimentação na travessia é intensa no momento dos intervalos das terapias e que as crianças junto com os terapeutas se deslocam de uma clínica para outra utilizando a faixa de pedestre. “Muito bom o trabalho educativo da Semob. Essa ação é de extrema importância para os profissionais e pais que utilizam a travessia para se deslocar. E também vai ajudar nossos profissionais da portaria e dos outros estabelecimentos locais para orientar na travessia segura quando os educadores não estiverem aqui”, declarou.
“Faço o uso da faixa diariamente com meu filho que faz terapias nas clínicas e com o trabalho educativo que a Semob está fazendo, me deixa mais confiante para atravessar com segurança. Antes, os carros passavam com muita velocidade e agora eles estão observando que aqui tem uma faixa e a tendência é respeitar mais o nosso direito como pedestre”, contou Jessica Cláudia, mãe de paciente.