“Estamos realizando um sonho de dez anos”, diz Cícero Lucena ao entregar tablets para estudantes da Rede Municipal

Uma das principais metas de gestão do prefeito Cícero Lucena começou a ser alcançada na manhã desta quarta-feira (6). Em evento no Espaço Cultural, o gestor iniciou a entrega de 4.600 tablets para estudantes da Rede Municipal de Ensino. O ato faz parte de um amplo programa de modernização do parque tecnológico da educação de João Pessoa e dialoga com o projeto apresentado por Cícero, no Senado Federal, ainda em 2013.

“Há dez anos eu dizia para João Pessoa que a Prefeitura deveria dar tablets aos estudantes. Me criticaram, disseram que não era possível, mas hoje estamos mostrando que é sim. Sabemos do sentimento de cada pai que não teve a oportunidade de garantir um equipamento como este aos filhos. Eles podem ficar tranquilos, pois sabem que eles terão acesso às mesmas condições de aprendizado daqueles que estudam na rede particular”, afirmou Cícero de forma emocionada. Ele estava ao lado da primeira-dama, Lauremília Lucena.

O vice-prefeito Leo Bezerra afirmou que o dia fica marcado na história da cidade. “O futuro está dentro da casa de cada uma dessas famílias e pedimos aos pais que cuidem desses equipamentos, orientem seus filhos para o bom uso para que possam realmente crescer e se desenvolver como futuros profissionais e grandes cidadãos”, afirmou.

Tem direito ao equipamento os alunos do 6° ao 9° ano matriculados na rede municipal. Durante todo o dia a entrega será feita aos estudantes de escolas que estão fechadas para receber reformas estruturantes. São 30 unidades onde o ensino se mantém de forma remota. Os alunos receberão o tablet e um chip de internet com 20 GB e WhatsApp ilimitado. Ao longo das próximas semanas a entrega será feita aos demais estudantes na sua própria escola.

A secretária municipal da Educação, América Castro, afirmou que os tablets vão permitir uma melhor interação, além de pesquisas e outras atividades. “Ele conecta o aluno com a estrutura que está nas escolas. Vamos recuperar o tempo perdido na pandemia, retomar a aprendizagem. Não foi fácil para os pais, que tiveram que acompanhar os filhos em casa, abrir mão do celular para que eles pudessem usar. Isso muda agora”, afirmou. A gestora acrescentou que o uso será acompanhado e que estudantes memores também terão acesso aos equipamentos, mas apenas na própria escola.

Estiveram presentes no evento o deputado estadual Hervázio Bezerra e o vereador Bruno Farias.

Projeto de Lei – Quando ocupou uma das cadeiras paraibanas no Senado Federal, Cícero propôs um Projeto para a garantia de tablets a estudantes da Rede Pública de todo o país. O PLS 109/13 ainda estabelecia que os referidos equipamentos deverão ter acesso à internet e contar com programas e aplicativos de natureza didática, inclusive aqueles específicos para os alunos com necessidades especiais.

Arthur Araújo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui