Emlur orienta população sobre correto descarte de máscaras

Thadeu Rodrigues

 

Com o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em João Pessoa, a partir desta sexta-feira (8), a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) orienta a população sobre o correto descarte desse item de proteção individual. Quem está acometido pela Covid-19, deve continuar usando o acessório e adotar as medidas adequadas de descarte para preservar a saúde dos agentes de limpeza urbana.

O superintendente executivo da Emlur, Igo Morais, alerta para a necessidade de descartar as máscaras em uma sacola resistente e bem vedada, para que não seja rasgada. “No caso de máscaras usadas por pessoas com coronavírus, é válido colocar um aviso de que há material infectado e separá-las dos demais resíduos”, ressalta.

No caso de quem estava ou ainda está usando máscaras como medida de prevenção à Covid-19, Igo Morais enfatiza que as pessoas não descartem nas ruas, o que se configura um ato ilícito. “É importante atender às medidas sanitárias para preservação da saúde, o que também evita o acúmulo de sujeira nos espaços públicos”.

A engenheira ambiental da Emlur, Giovana Formiga, orienta que as pessoas devem colocar as sacolas de resíduos à disposição das equipes de coleta de resíduos sólidos domiciliares, no dia de recolhimento em seu bairro e, de preferência, em horário próximo, para evitar que o material seja revirado ou rasgado por animais.

Giovana Formiga destaca que é importante cortar o elástico das máscaras antes do descarte. “Considerando a possibilidade de as sacolas serem rasgadas, sendo os materiais espalhados nas calçadas, há chances de animais engolirem o elástico, o que pode causar engasgo ou asfixia”, comenta. Outra questão é que resíduos espalhados podem ser carregados pela água das chuvas, o que acarreta obstrução de galerias e canais, provocando alagamentos.

 

Foto: Carlos Nunes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui