CRM-PB interdita eticamente médicos da USF Integrada Ipiranga, em João Pessoa

O Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM-PB) interditou eticamente os médicos da USF Integrada Ipiranga, localizada no bairro Planalto de Boa Esperança, em João Pessoa, em virtude das precárias condições para o atendimento médico seguro. A vistoria foi realizada na última sexta-feira (8) e a interdição teve início à 0h de sábado (9). Com a medida, os médicos só voltarão a realizar consultas quando as irregularidades encontradas forem corrigidas.

 

Conforme o relatório da Fiscalização, em dois consultórios médicos, as luminárias estão sem lâmpadas e as instalações com fios aparentes ou desencapados. Em outro consultório, a porta está danificada e não fecha, impedindo o sigilo médico. O lavatório para mãos não tem água, falta uma lâmpada no negatoscópio, a sala não é climatizada e o médico traz seu ventilador.

 

A vistoria também identificou que a maca é improvisada, faltam equipamentos para exame do paciente, além do risco de choque elétrico na tomada do ar condicionado. Em uma das salas de atendimento médico, foram encontradas melhores condições de conforto. Porém o ar condicionado foi adquirido pela médica que atendia na unidade e será retido em breve.

 

A USF integrada Ipiranga não disponibiliza lençol para a maca e o lavatório de mãos não tem condições de uso por falta de cano para escoamento da água. A fiscalização também verificou que não há equipamentos para exame dos pacientes em todos os consultórios médicos. O serviço também não dispõe de Diretor Técnico cadastrado.

“A interdição ética é o último recurso que adotamos para que a população não seja prejudicada. Infelizmente, a unidade oferece risco de comprometimento à saúde e integridade física dos profissionais e dos pacientes”, afirmou o diretor de fiscalização do CRM-PB, Bruno Leandro de Souza.

 

O relatório do CRM-PB foi enviado à Secretaria Municipal de Saúde. Após a resolução das inconformidades apontadas no relatório, o gestor deve comunicar ao CRM-PB para fazer nova vistoria e promover a desinterdição do serviço.

Formato Assessoria de Comunicação

Luciana Oliveira/Kaylle Vieira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui