A Ouvidoria Setorial da Saúde registrou de janeiro a março deste ano 2.069 manifestações de usuários acerca dos serviços da Rede Municipal. As demandas foram registradas através dos diversos meios de contato como internet (e-mail e formulário eletrônico Ouvidor SUS), telefone, WhatsApp, carta e de forma presencial.
Das manifestações recebidas, a maior parte é de solicitações, o que representa 44,90% do total, mas também são recebidos elogios (13,97%) e até denúncias (8,31%). Já 95% das demandas do primeiro trimestre deste ano foram respondidas, sendo consideradas como concluídas. “As demandas mais registradas são da área de Regulação sobre marcação de consultas e exames, mas Vigilância em Saúde também é bem demandada, sendo a maioria sobre vacinação”, explicou o ouvidor Setorial da Saúde, Emerson Caldas.
As manifestações recebidas pela Ouvidoria da Saúde são encaminhadas aos serviços de saúde e administrativos da Secretaria de Saúde para que os gestores tomem conhecimento e adotem as providências necessárias. “A Ouvidoria Setorial acompanha o atendimento, monitora os prazos de resposta e mantém o usuário informado sobre as medidas adotadas para solução das questões apresentadas”, explicou Emerson Caldas.
Ouvidoria – É um importante instrumento de participação social, funcionando como um elo entre a gestão e o cidadão que pode exercer sua cidadania sugerindo, elogiando, reclamando e até denunciando situações acerca do funcionamento dos serviços.
Os dados da Ouvidoria servem como uma pesquisa espontânea, uma espécie de termômetro para uma avaliação dos serviços prestados, que concede aos gestores a possibilidade de avaliar a percepção dos cidadãos e, a partir disso, visualizar possíveis falhas para ofertar melhorias dos serviços e/ou até mesmo criar políticas públicas.
“Pode-se dizer que muitas das demandas individuais recebidas pela Ouvidoria podem se tornar soluções coletivas. As Ouvidorias são fundamentais para consolidar a participação social, inclusão social, controle social e também como ferramenta de gestão, pois com base na avaliação dos cidadãos, a gestão tem perspectivas para corrigir possíveis rumos ou ações, visando à melhoria dos serviços prestados”, destacou o ouvidor da Saúde, Emerson Caldas.
A Ouvidoria Setorial da Saúde é ligada a Ouvidoria Geral do Município de João Pessoa, que faz parte da Secretaria Executiva da Transparência Pública (Setramp).
A população pode entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde através do número 160, pelo WhatsApp 83 98845-5002, por email: [email protected].
Painel Saúde Resolveu? – Nos últimos meses de 2021, foi criado e implantado um relatório de dados dinâmico, atualizado diariamente, por meio de um painel de dados. No painel ‘Resolveu?’ é possível navegar e analisar todas as manifestações registradas no Sistema Ouvidor SUS do Ministério da Saúde. O Painel pode ser acessado através do link: https://bityli.com/CggZW
“A ferramenta permite fazermos os mais diversos filtros, tratar de forma quantitativa, destacando o desempenho de resolubilidade por unidade de serviço e também qualitativa, detalhando os assuntos mais reclamados em cada área, visando apresentar subsídios para a identificação das necessidades e demandas da sociedade, como suporte estratégico para a tomada de decisões no campo da gestão da saúde e do controle social”, explicou Emerson Caldas.