A Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam) vai presidir o Fórum Paraibano de Arborização, que acontece a partir desta quarta-feira (27) no auditório Ariano Suassuna, no Tribunal de Contas do Estado, em Jaguaribe. O evento, que será realizado até o dia 29, é uma promoção da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) e conta com o apoio da Prefeitura de João Pessoa. O público em geral pode participar das discussões, bastando apenas fazer inscrição no site fpa.sbau.org.br.
O Fórum será presidido pelo engenheiro agrônomo Anderson Fontes, diretor de Controle Ambiental da Semam, que também é diretor da Regional Nordeste da SBAU. Anderson destacou que o evento é de fundamental importância para a implementação da política ambiental de João Pessoa. “A Semam está dando todo apoio à promoção do Fórum Paraibano de Arborização e não poderia ser diferente, já que somos uma Capital com tradição na preservação e recuperação de nossas áreas verdes”, afirmou.
Serão realizados, durante o encontro, workshops sobre manejo de árvores urbanas, com demonstrações práticas; minicursos sobre planejamento e plantio de árvores em ambiente urbano, avaliação de riscos e poda; palestras sobre gestão de áreas verdes; planejamento e implantação da gestão ambiental, aspectos legais e política de arborização; manejo arbóreo com interferência elétrica; produção de mudas e compensação ambiental; entre outros temas.
Na quinta-feira (28), às 9h20, o secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, Welison Silveira, vai ministrar a palestra ‘Gestão do Verde Urbano da Cidade de João Pessoa’. “Para nós é uma excelente oportunidade falarmos sobre a gestão ambiental da cidade de João Pessoa, sobre a política que estamos desenvolvendo, sempre com foco no desenvolvimento sustentável”, ressaltou.
O evento é uma promoção da SBAU, que é presidida pelo diretor de Estudos e Pesquisas (Diep) da Semam, Sérgio Chaves. Ele destacou que a SBAU está completando 30 anos de atuação. “Estamos promovendo diversos eventos, em vários estados no Brasil, como o II Fórum Internacional de Avaliação de Risco em Árvores, VIII Encontro Nordestino de Arborização Urbana, XIII Fórum Gaúcho de Arborização, IV Encontro Regional Norte de Arborização Urbana, entre outros. A promoção do Fórum Paraibano de Arborização em João Pessoa demonstra o nosso compromisso ambiental com a cidade”, concluiu.