Paraíba aprova 2ª dose de reforço da vacina contra Covid-19 para todos os idosos acima de 60 anos

A Paraíba aprovou, na tarde desta terça-feira (03), a oferta da segunda dose de reforço (R2) contra covid-19 para pessoas com idade a partir de 60 anos em todo estado. A decisão aconteceu durante 4ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestora Bipartite (CIB) e contempla todos os indivíduos com 60 anos ou mais, mas prioriza aqueles internados em instituições de longa permanência. O segundo reforço deve ser aplicado quatro meses após a administração da 3ª dose, ou seja, os idosos a partir de 60 anos que tomaram a primeira dose de reforço há quatro meses ou mais. Para esse momento, poderão ser utilizados imunizantes da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen.

A secretária de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, explica que os municípios podem iniciar a aplicação do segundo reforço imediatamente. “As localidades têm o poder de definir o calendário de oferta desta 4ª dose, mas os municípios que têm doses disponíveis já podem começar a reforçar a imunização da população com idade de 60 anos ou mais contra a covid-19”, esclarece. Segundo ela, a cobertura de segunda dose de reforço ainda é pequena no estado: “Apenas 24% da população com mais de 80 anos, que já tem garantia da 4ª dose, compareceu para receber esse complemento. Reforçamos que precisamos da adesão da população para manter a situação de estabilidade que alcançamos em relação à covid-19 na Paraíba”.

Na Paraíba, a prevalência de internações e óbitos ainda é alta na população com 60 anos ou mais. Entre os dias 1º de janeiro e 1º de maio de 2022, esse público representou 52% das internações por covid-19. Deste total, 79,2% estava com o esquema vacinal completo e 12,6% já tinha a dose de reforço. A faixa etária de 60 a 79 anos representa 53% destas internações e entre estes indivíduos, 84% estavam vacinados e 79,2% tinham também a dose de reforço.

A gerente executiva de Vigilância em Saúde, Talita Tavares, detalha que “esse público é mais vulnerável à covid-19 e isso se aplica até mesmo para aqueles que receberam duas doses e uma dose de reforço. Inclusive a Sociedade de Infectologia da Paraíba já emitiu um parecer técnico favorável a essa decisão, justificando que os idosos com 60 anos ou mais apresentam um período de proteção mais curto, natural da idade. Para nós, isso é mais do que suficiente para estender a aplicação da 4ª dose para esse grupo”.

Talita Tavares acrescenta que as vacinas para esse público serão enviadas na próxima segunda-feira (9) e que nas semanas seguintes os municípios devem solicitar o envio de doses de acordo com a demanda. “Na próxima remessa semanal, todas as 223 localidades receberão vacinas em quantidade proporcional à população estimada na faixa etária com idade acima de 60 anos, para garantir doses para toda a população contemplada. Nas semanas seguintes, os imunizantes poderão ser solicitados junto com o pedido semanal de cada município”.

A SES reforça que a campanha de vacinação contra covid-19 continua em vigor em todo estado e convoca os paraibanos para atualizar a situação vacinal em relação à doença. Mais de mil salas de vacinação estão disponíveis na Paraíba e os municípios precisam realizar a busca ativa dos indivíduos com doses em atraso para regularizar a situação vacinal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui