Prefeito entrega livros para crianças como parte do programa Conta pra Mim

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc) promoveu, nesta quarta-feira (4), um evento para receber a ação piloto do programa Conta pra Mim. A ação tem como objetivo promover a literacia familiar em todo o Brasil, estimulando o hábito da leitura e fortalecendo o envolvimento dos pais na educação de seus filhos. No total, 1.956 crianças serão contempladas. As primeiras entregas foram feitas pelo prefeito Cícero Lucena e o vice-prefeito Leo Bezerra.

João Pessoa será a única cidade do Estado da Paraíba, entre as 26 cidades selecionadas em todo o Brasil, a ser beneficiada pelo programa do Governo Federal. Isso ocorre por atender ao maior número de crianças do Programa Criança Feliz/Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (Suas). A parceria entre os programas vai promover um conjunto de práticas e experiências relacionadas a linguagem, leitura e escrita na Primeira Infância, fase que vai do zero aos seis anos de idade.

“Para mim este é um reconhecimento ao trabalho da equipe da Prefeitura, dos visitadores, que vão nas casas, que acompanham cada uma das famílias com dedicação. Ficamos felizes pois isso tem a ver com o foco dos que fazem hoje a Prefeitura de João Pessoa, que é cuidar do próximo. Estamos formando cidadãos de bem desde a Primeira Infância”, afirmou o prefeito Cícero Lucena.

O vice-prefeito Leo Bezerra falou sobre a importância da entrega dos kits. “Isso é fruto da dedicação, amor e empenho de nossos servidores, que alcançaram as metas determinadas. Vamos avançar muito sempre cuidando das pessoas”, afirmou.

Durante o evento, 14 famílias receberam os kits de incentivo à leitura e atividades pedagógicas. No geral, 1.956 famílias cadastradas no programa recebem esses kits, compostos de 20 livros, com títulos distintos, um jogo de percurso e um folder orientativo. O secretário municipal dos Direitos Humanos e Cidadania, João Corujinha, afirmou que os beneficiados recebem mais que livros. “Mas do que o material físico, estas crianças estão recebendo cultura, informação e a possibilidade de abrir novos mundos”, afirmou.

A secretária executiva da Educação no Município, Luciana Dias, falou sobre a importância do contato com o livro mesmo para crianças que não estão em idade de ler. “Mesmo sem ler, o contato com o livro, a imagem e as letras traz estimulo para que se alfabetize na idade correta”, explicou. Ela ainda destacou que as famílias serão acompanhadas por visitadores que darão orientações e dicas.

Talita Fernandes é uma das mães cujos filhos foram beneficiados com os kits. “Esse é um dos projetos mais importantes e que deveria ter sido feito muito antes pois muitas crianças têm dificuldade de ler. Nossos filhos vão poder se desenvolver melhor”, afirmou.

Esta é uma ação dos ministérios da Educação e da Cidadania, dentro da Política Nacional de Alfabetização (PNA). Ao longo de todo o processo de implementação da ação piloto, o Grupo Técnico Interministerial (GTI) formado por uma equipe conjunta da Secretaria de Alfabetização (Sealf) e da Secretaria Nacional de Atenção a Primeira Infância (SNAPI), oferecerá suporte constante ao Distrito Federal e aos municípios participantes.

Fonte: Vitória Vieira e Arthur Araújo com Foto de Sérgio Lucena

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui