Prefeitura de João Pessoa oferece atendimento especializado em oftalmologia

George Medeiros

Neste sábado (7), é celebrado o Dia do Oftalmologista. A data homenageia o profissional responsável pelo estudo, cuidado e prevenção de doenças ligadas ao sistema ocular. E a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), possui, na Policlínica Municipal de Jaguaribe, uma completa estrutura de referência no atendimento ambulatorial e clínico para tratamento visão na capital.

Para receber o atendimento em oftalmologia na Policlínica Municipal de Jaguaribe, o paciente deve procurar antes a unidade de saúde da família (USF) mais próxima da sua residência e solicitar o atendimento especializado. A partir daí, o paciente é encaminhado, por meio da Regulação Municipal, até o atendimento de referência.

“A Policlínica de Jaguaribe possui um atendimento de referência em oftalmologia tanto para os casos considerados clínicos quanto para os ambulatoriais, conforme avaliação médica. Esse atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com uma estrutura contemplada por cinco oftalmologistas”, explicou Lazuir Braga, diretora da Policlínica.

O serviço tem uma demanda média de 700 pacientes por mês, na sua grande maioria, de João Pessoa e alguns regulados por outros municípios que tem pactuação com a Secretaria Municipal de Saúde. O serviço dispõe de uma recepção central, onde o usuário recebe as primeiras orientações para o atendimento.

O espaço da Policlínica conta com amplas salas de espera para realização das consultas e exames oftalmológicos, tais como: biomicroscopia de fundo de olho, fundoscopia, mapeamento de retina, tonometria, entre outros. Os profissionais médicos são auxiliados por recepcionistas, assistentes sociais, como também por um profissional de enfermagem para realização dos exames e acompanhamento dos pacientes aos consultórios.

Oftalmologista – É o médico especializado em oftalmologia, que está habilitado para identificar e determinar tratamento tanto de problemas de visão hereditários ou adquiridos, por exemplo a hipermetropia, quanto de patologias do globo ocular, como a catarata e a retinopatia diabética. Em outras palavras, é o médico especialista na visão humana.

Dia do Oftalmologista – O dia 7 de maio foi escolhido para homenagear os oftalmologistas brasileiros que, em 7 de maio de 1930, fundaram a Sociedade de Oftalmologia de São Paulo e, seis anos depois, realizaram o primeiro Congresso Brasileiro de Oftalmologia na capital paulista. Em 1968, o Dia do Oftalmologista foi oficializado pelo médico oftalmologista Antônio Salim Curiati.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui