Imóvel na planta: como fazer uma escolha segura?

Conhecer a construtora e a qualidade dos imóveis estão entre as informações essenciais para quem vai compra um imóvel na planta

A tomada de decisão para compra de um imóvel envolve, na maioria das vezes, uma pesquisa detalhada sobre preço, localização, opções de financiamento e as condições para comprar um imóvel pronto ou na planta.

O apartamento na planta oferece muitas vantagens, como: preços mais acessíveis; infraestrutura moderna; menos burocracia no processo de documentação e registro do imóvel; maior valorização do imóvel após a conclusão da obra.

O economista Werton Oliveira, especialista no mercado imobiliário, alerta que é preciso atenção a alguns detalhes na compra do imóvel na planta. Para ele, o principal é pesquisar a credibilidade da construtora. “Comprar um imóvel na planta é um investimento de longo prazo, então a primeira coisa que se deve verificar é a solidez da construtora que está lançando o empreendimento”.

Para Hugo Montenegro, Diretor Executivo da Alliance, a reputação é o grande patrimônio das grandes marcas do mercado. “Desde a concepção de cada projeto, todos os setores da empresa trabalham fortemente para garantir a entrega do que prometemos aos nossos clientes. Prazos, qualidade construtiva, itens das áreas comuns, documentação completa, além de todo atendimento desde o fechamento do contrato. Dessa forma, mantemos a confiança do cliente na nossa empresa, dando a certeza de que ele está fazendo um bom investimento”, afirmou.

Mesmo durante a pandemia, a construtora conseguiu manter todos seus compromissos com os clientes, mantendo 5 obras em execução, sem atrasos, e lançando mais 4 empreendimentos no período. “Mesmo em meio às adversidades dos anos que passamos, tomamos como premissa os valores da organização, que é a ética e o compromisso, e assim superamos e conseguimos honrar, cumprir e manter nossas obras”, explicou o diretor.

Quais os itens essenciais para quem vai compra um imóvel na planta

Werton Oliveira reforça que o comprador deve buscar algumas informações antes de fechar o negócio. Entre eles, estão:

1. Conhecer a documentação do empreendimento: É importante verificar se a construção do empreendimento está aprovada por alvará do município e se está registrada no Cartório de Registro de Imóveis.
2. Analisar memorial descritivo: É no memorial descritivo que estão listadas todas as características do imóvel: materiais, acabamentos, equipamentos das áreas comuns e vários outros detalhes. Ao final, na entrega do imóvel, o memorial servirá para que o comprador confira os detalhes.
3. Procure referências da construtora: Saber quantos anos de atuação a construtora tem, se tem outros empreendimentos e os entregou no prazo, qual a qualidade dos imóveis já entregues, entre outras. “É importante que o comprador pesquise as informações, principalmente nos órgãos reguladores do setor. Isso vai trazer maior tranquilidade no momento de fechamento do negócio”, finalizou Oliveira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui