Lacen-PB ganha unidade de apoio na região do Sertão

O Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB) conta agora com uma unidade de apoio na região do Sertão, localizada no prédio da Maternidade Peregrino Filho, em Patos, que vai atender os municípios da 6ª Gerência Regional de Saúde, realizando a pré-análise das amostras e verificando sua viabilidade para análise, promovendo, assim, celeridade no tempo de resposta e possibilidade de realização de novas coletas em tempo oportuno, quando necessário.

Essa primeira unidade de apoio no Sertão do estado, entregue na sexta-feira (10), vai oportunizar o processamento das amostras mais rapidamente. O serviço também vai possibilitar a qualificação e triagem dos exames da 6ª GRS com perspectiva de expansão gradativa para a 3ª Macrorregião.

A secretária de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, destaca que a unidade vai fomentar benefícios não apenas na questão assistencial, mas também em relação aos custos envolvidos no processo. “Com essa fase pré-analítica sendo realizada dentro da 6ª GRS, as despesas com deslocamento dessas amostras serão reduzidas, ao mesmo tempo em que o resultado tende a ser obtido mais rapidamente, possibilitando uma resposta de tratamento mais ágil para o paciente”, afirma, adiantando que, “além disso, será possível ampliar o diagnóstico de tuberculose e ofertar exames de acompanhamento para pacientes com hanseníase para os municípios da 6ª Região de Saúde”.

O projeto de regionalização do Lacen-PB foi financiado pela Secretaria do Estado da Saúde (SES) e vai promover o fortalecimento da vigilância laboratorial dos agravos de interesse de saúde pública. O serviço vai garantir um controle maior na fase pré-analítica das amostras do Sertão e Alto Sertão, diminuindo as distâncias dos serviços com a sede do laboratório – em João Pessoa, e prestar suporte aos Serviços de Atenção Especializada (SAEs) para controle e acompanhamento das pessoas em tratamento de doenças como HIV, Hepatite, Tuberculose e Hanseníase, por exemplo.

A entrega da estrutura física da unidade de apoio do Lacen-PB em Patos é a primeira etapa para implantação do serviço no Sertão do estado. O foco agora é capacitar a equipe de trabalho e estabelecer os fluxos de trabalho dentro da rede estadual vinculada a todos os serviços públicos da Paraíba. Por fim, os equipamentos serão instalados e validados para que a unidade entre em funcionamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui