João Pessoa implantará uma política de prevenção e tratamento das doenças vasculares

Uma campanha informativa sobre o funcionamento e às doenças referentes ao sistema vascular. É essa a proposta do projeto de lei 1040 em tramitação na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) de autoria da vereadora Fabíola Rezende (PSB). “As doenças vasculares são causadoras de muitos óbitos em toda a humanidade e passaram a causar ainda mais preocupação ao comprovadamente agravarem o quadro clínico de pessoas acometidas com a Covid-19”, frisou a vereadora.

Entre os objetivos da iniciativa estão a promoção de ampla divulgação sobre os cuidados necessários à prevenção das doenças vasculares nas unidades de saúde de atenção básica; alerta aos pacientes sobre a necessidade de acompanhamento vascular caso tenham contraído a Covid-19; e a ampliação da rede de atendimento de saúde pública.

Além disso, o projeto prevê a garantia da presença de médico angiologista e cirurgião vascular nas unidades da rede pública de saúde. Outro ponto previsto no projeto é que seja disponibilizada aos pacientes e à população em geral a lista completa dos endereços e telefones das unidades de saúde da rede pública, que realizem tratamento de doenças vasculares.

Fabíola Rezende ressaltou que “as doenças vasculares são causadoras de muitos óbitos em toda a humanidade e passaram a causar ainda mais preocupação ao comprovadamente agravarem o quadro clínico de pessoas acometidas com a Covid-19”. Ela acrescentou que “são inúmeras as circunstâncias que ensejam cuidados pertinentes às doenças vasculares, como colesterol e pressão arterial altos” e que a Covid-19 também passou a apresentar posição de destaque entre as situações de distúrbios vasculares.

A vereadora Fabíola Rezende frisou, ainda, que “são comuns os casos em que essas doenças só apresentem sintomas e características significantes quando estão em um estado avançado. Por isso, o parecer do médico angiologista é essencial, já que o diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento adequado”.

Fonte: Assessoria de Imprensa: Clóvis Roberto, com foto de Marcus Antonius

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui