Programação especial marca Dia Mundial do Doador de Sangue na Paraíba

Em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado nessa terça-feira (14), o Hemocentro da Paraíba, com apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES/PB), realizou uma programação especial nas unidades da Hemorrede Estadual. As homenagens, realizadas durante todo o dia, tiveram o objetivo de agradecer aos doadores e sensibilizar aqueles que nunca doaram sobre a importância do ato voluntário e solidário.

Na Capital paraibana, mais de 180 doadores participaram das atividades do Dia Mundial do Doador. A secretária de Estado da Saúde, Renata Nóbrega, e o secretário executivo de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, participaram das ações e também doaram sangue.

“A doação de sangue é um gesto seguro de extrema necessidade. O Hemocentro da Paraíba recebeu a certificação internacional ISO 9001/2015 que assegura a qualidade e eficiência dos serviços prestados à população, garantia também confirmada pela Vigilância Sanitária Estadual e também pelo Ministério da Saúde” pontuou Renata Nóbrega.

“Sangue é vida. Eu mesmo, após sofrer um grave acidente, já precisei de transfusão de sangue. Sei o quanto é difícil conseguir doadores, mas este ato de solidariedade de doar sangue, salva vidas”, declarou o secretário Jhony Bezerra.

A diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, Shirlene Gadelha, declarou que após dois anos de pandemia, apesar de todas as dificuldades, a população foi muito solidária e sempre atendeu aos chamados do Hemocentro, não deixando faltar sangue para quem mais precisava. “Neste dia mais que especial, queremos homenagear todos os nossos doadores e deixar o convite para que quem ainda não é doador comparecer ao Hemocentro”, disse a diretora.

Com a presença dos secretários, o Hemocentro preparou uma recepção especial para os doadores, com a participação da Banda da Patrulha Musical da Polícia Militar. No fim da manhã, houve a apresentação do tecladista do Bonde Musical e do musicista Arnno do Sax. À tarde, a apresentação musical ficou por conta de Joe Santos.

Um grupo de doadores do município de Gurinhém fez questão de participar das atividades comemorativas. “Quinze pessoas mobilizadas pela vontade de querer ajudar ao próximo se juntaram e vieram doar sangue no dia Mundial do Doador”, explicou Alexandre Padilha, organizador da Caravana.

“É a primeira vez que eu faço uma doação de sangue, sempre tive curiosidade e como teve essa parceria do pessoal de Gurinhém com o Hemocentro, foi a oportunidade que tive de ver como funciona, achei muito tranquilo e com certeza vou doar novamente”, destacou a comerciante Marilza da Silva.

O reitor da Universidade Federal da Paraíba, Valdiney Gouveia, também participou das atividades comemorativas e renovou o interesse em intensificar a parceria com o Hemocentro no segundo semestre deste ano. “Em agosto, quando as aulas forem retomadas na UFPB vamos buscar o Hemocentro para promover novas campanhas dentro da instituição”, pontuou o reitor.

Em toda Hemorrede foram prestadas homenagens aos doadores, com apresentação de artistas, entrega de brinde e lanche especial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui