Arraiá da Inclusão tem forró, quadrilha e escolha de casal matuto

Neste domingo (19), às 15h, tem festa junina no Centro Cultural Mangabeira. É o Arraiá da Inclusão, um evento com sabor de comidas típicas, ao som de muito forró e animado pela Quadrilha do Mickey e da Minnie. A festa, um desdobramento da Tardezinha Inclusiva, dentro do projeto Somos Capazes, é uma realização da Associação Paraibana de Autismo (APA), Ong Incluir e Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), com apoio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

“Essa é uma ação muito bem sucedida da Funjope com os pais e mães de crianças autistas e outras deficiências. Estamos promovendo inclusão social por meio da arte em um trabalho inovador e único”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

O arrasta pé vai contar com a participação de personagens como o Pocoyo, os palhaços Baba Baby e Kika, e a Turma Tá Beleza, com Nik Fernandes e o DJ Jhonny Fernandes. Nik lembra que será comemorado ainda o dia internacional do orgulho autista, lembrado em 18 de junho.

Além dessas atrações, a criançada e as mamães poderão participar de oficinas. Uma delas é a Nutrikids, com a nutricionista Janete Diniz, que vai incentivar a alimentação dos pequenos com frutinhas. Ela vai ensinar a preparar produtos alimentícios com sabor junino. Dentro da programação, tem oficina com a psicopedagoga e fonoaudióloga Linzabelly Souza.

Haverá ainda atendimento com a psicóloga clínica Clidis Sampaio, dando apoio às crianças e às mães, tirando dúvidas sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Na oficina Art Terapias, a arte-educadora e arte-terapeuta Débora Zambon aborda o tema junino e vai trabalhar na confecção de bandeirinhas juninas, atividades com cortes e colagens para
decorar o local da ação. As atividades desenvolvem a percepção visual, coordenação motora, concentração, atenção e estimula a criatividade.

A Feirinha Inclusiva com familiares das crianças vai compor a edição com artesanato e produtos alimentícios. No palco, a Turma Tá Blz vai fazer a criançada dançar com um repertório de arrasta-pé. No final, será escolhido o casal matuto mais tradicional do Arraiá da Inclusão.

E para fechar a programação com muita alegria e total inclusão, haverá a participação especial do instrumentista Mô Lima, com os acordes de sua sanfona.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui