Teste do pezinho é importante para a identificação de doenças nos primeiros dias de vida

Popularmente conhecida como teste do pezinho, a triagem neonatal faz parte da bateria de exames que todo bebê passa ao nascer. Muitos pais podem nem imaginar, mas esta simples picadinha preventiva é responsável pelo mapeamento e identificação de doenças a tempo de iniciar seu tratamento correto, reduzindo ou extinguindo os danos à criança.

No Hospital Alberto Urquiza Wanderley, unidade própria da Unimed João Pessoa, os bebês passam por uma série de exames neonatais antes de receberem alta da maternidade e a triagem neonatal é um deles.

Além de terem acesso ao teste do pezinho, onde é coletado um pouco de sangue do calcanhar do recém-nascido, as crianças também podem fazer os testes do olhinho, da orelhinha, da linguinha e do coraçãozinho. E cada um destes exames avalia detalhadamente a saúde do paciente.


SAIBA MAIS

Confira mais detalhes sobre os testes neonatais:

  • Teste do pezinho (Teste de Triagem Neonatal)

A recomendação é que o exame seja feito entre as primeiras 48 horas do bebê e a primeira semana de vida. Entretanto, para realizar a coleta de sangue, é necessário que o aleitamento materno já tenha sido iniciado.

  • Teste do olhinho (Teste do Reflexo Vermelho)

O teste do olhinho é capaz de identificar rapidamente doenças que comprometem a visão, como glaucoma, catarata e tumores.  O exame é indolor e pode ser feito antes do paciente receber alta da maternidade ou na consulta do 5° dia.

  • Teste da orelhinha (Teste de Emissões Otoacústicas)

É importante que este exame seja realizado ainda no primeiro mês de vida do bebê, pois ele possibilita a detecção precoce de deficiências auditivas que podem levar a complicações no desenvolvimento comunicacional da criança. O teste dura, no máximo, 10 minutos.

  • Teste da linguinha

O teste avalia os movimentos deste órgão e diagnostica limitações que podem comprometer as funções de sugar, engolir, mastigar e falar.

  • Teste do coraçãozinho

Este exame mede a concentração de oxigênio no sangue do bebê, detectando problemas cardíacos antes mesmo da aparição dos sintomas.

 

Departamento de Comunicação e Marketing

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui