Dia da Alegria: saiba que alimentos evitar para manter um sorriso saudável

Contentamento, satisfação e júbilo. A alegria, comemorada mundialmente nesta sexta-feira (8), costuma ser também expressada através do sorriso, que além de demonstrar felicidade, pode revelar também se a saúde bucal está em dia. Cirurgiã-dentista do Hapvida, Suyana Carneiro explica que com uma alimentação à base de industrializados, o organismo não recebe os ingredientes necessários para suprir o que precisamos. A falta de nutrientes é prejudicial e o contato constante dessas substâncias com os dentes causam prejuízos além das cáries.

A especialista detalha que alimentos industrializados, ricos em sódio ou açúcar estão entre os principais inimigos de dentes saudáveis. “Itens como bolos, chicletes, balas, refrigerantes são extremamente ricos em açúcar, e o açúcar pode se transformar em ácido e começar a destruir o esmalte do dente, provocando cáries, dores, desconfortos”, esclarece.

O alerta não vale apenas para os ultraprocessados: há também orgânicos que podem causar prejuízos aos dentes caso consumidos em excesso. A dentista cita alimentos ricos em carboidratos e frutas muito cítricas, que além de afetar o esmalte dos dentes, podem enfraquecê-los e causar erosão dentária.

Comidas difíceis de  mastigar devem ser consumidas com cautela. Pirulitos, castanhas e outros alimentos mais consistentes, além de estragar o esmalte, podem gerar lesões no dente e quebrá-los. “O importante é manter o equilíbrio e saber se  alimentar de forma balanceada, sem cometer exageros”, aponta.

Além do equilíbrio no consumo, a escovação regular, de pelo menos três vezes ao dia, é fundamental para garantir mais saúde aos dentes e menos procedimentos cirúrgicos e invasivos. “Vida saudável é vida plena e ser saudável é ser feliz”, conclui a especialista.

Sistema Hapvida – O Sistema Hapvida é a maior rede de saúde integrada do país em número de beneficiários, nos segmentos de saúde e odontologia. São 28 mil dentistas na operadora, que conta ainda com 27 mil médicos e 68 mil funcionários. Com o objetivo de garantir o acesso a saúde de qualidade a um custo eficiente, a empresa comercializa planos de saúde e odontológicos e presta serviços através de rede assistencial própria composta por 85 hospitais, 77 prontos atendimentos, 318 clínicas médicas e 269 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial..

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui