Projeto terapêutico com cães tem efeito positivo em crianças internadas no Hospital Metropolitano

          O Projeto Terapet desenvolvido junto aos pacientes e acompanhantes do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, localizado em Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa, contribui com a melhora clínica das crianças internas. Nesta sexta-feira, a protetora de animais e vereadora de João Pessoa, Fabíola Rezende, conheceu a iniciativa e testemunhou os resultados terapêuticos positivos nas crianças.

De acordo com a coordenadora e presidente do Projeto Terapet, Kariny Quidute de Sousa, os momentos das visitas transformam o dia de todos os envolvidos. “A importância do projeto é principalmente humanizar. Porque a gente leva muito conforto para os pacientes. Não só os pacientes, mas a gente percebe que chega a afetar positivamente toda parte assistencial do hospital. Ao ter contato com os animais, a gente entende que tem melhorado a reabilitação dos pacientes. As crianças têm reações emocionantes durante as visitas”, ressaltou.

A vereadora  Fabíola Rezende lembrou que “o Terapet é um projeto muito importante porque os animais conseguem fazer essa reação de amor com os seres humanos. O contato, o carinho e o amor desses animais contribuem para a recuperação das pessoas em tratamento hospitalar”, frisou. Ela acrescentou que “a interação entre pacientes e os cãozinhos demonstra como o amor é um remédio excelente”. Ela acrescentou que o projeto precisa de ajuda para continuar a ser desenvolvido: “O Terapet necessita de apoio de órgãos públicos, da iniciativa privada e vamos procurar ajudar esse trabalho que é muito lindo”.

As visitas dos cães ao Hospital Metropolitano gerenciada pela Fundação PB Saúde começaram no mês de junho e ocorre pela segunda vez agora em julho. De acordo com a coordenadora de comunicação do Hospital Metropolitano, Mayara Dantas, já era um desejo trazer o projeto para a unidade hospitalar. “A gente viu desde a última visita que foi surpreendente o quanto as crianças ficam felizes. E já recebemos relatos das enfermeiras, de quem atua diretamente com as crianças, de que surtiu um efeito positivo também no tratamento”, comentou.

Sheila Vasconcelos, que está com a filha internada no Hospital Metropolitano, falou sobre o efeito positivo do Terapet. “É um projeto muito bom para as crianças sentirem, se emocionarem. A minha filha se emocionou, pediu para tirar foto com o cãozinho, o projeto está de parabéns”, afirmou.

Estudos científicos comprovam que o contato dos pacientes com os pets ajuda a liberar os chamados “hormônios do bem”. O ato de acariciar e interagir com os animais estimula a produção da endorfina (considerada um analgésico natural) e da serotonina (que atua no cérebro regulando humor, sono e apetite). Além disso, a interação com os bichos diminui as taxas de cortisol (relacionado ao estresse). Tudo isso ajuda na melhora do bem-estar da pessoa.

Na experiência implantada no Hospital Metropolitano, essas alterações positivas no metabolismo foram observadas já nos primeiros momentos de interação com os cães do Projeto Terapet. Os pacientes demonstraram alegria e, mesmo internados, sorriram com o contato com os cachorros, com comportamentos dóceis e carinhosos.

Os cães que participam da visitação aos pacientes passam por uma triagem de comportamento, definida especialmente pela doçura e não agressividade frente às situações desconhecidas. Além disso, os pets realizam exames médicos, recebem vermífugos, vacinas e, obrigatoriamente, tomam um banho reforçado antes e após as visitas. Um atestado de saúde de um veterinário também é apresentado para que o animal possa integrar o Projeto Terapet.

Sobre o projeto
A Terapet é um projeto social que visa levar cães para dentro de instituições de saúde e entidades filantrópicas, socializando o amor dos animais com as pessoas para que elas também sintam o amor canino. Na Paraíba, o projeto existe desde de 2019 com idosos e foi depois levado para hospitais.

O projeto tem apoio da Secretaria Estadual da Saúde (SES). Usuários e pacientes de unidades como os Hospitais de Emergência e Trauma de João Pessoa, no Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, e na Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), que são hospitais de referência em reabilitação.

          Mais informações sobre o Projeto Terapet podem ser obtidas na página no Instagram @terapetoficial. Lá estão informações de como participar da iniciativa, a agenda de visitação às unidades de saúde, além de fotos.

Fonte: Assessoria de Imprensa: Clóvis Roberto com foto de Samilla Abreu

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui