Shopping Center Lapa recebe primeiro encontro presencial do projeto “Preta, você me inspira”

Evento será realizado de 18 a 23 de julho e destaca o afroempreendedorismo feminino como estratégia de resistência

A Rede Oblata Brasil, por meio de sua unidade “Força Feminina”, localizada em Salvador, promove a segunda edição do encontro “Preta, você me inspira: transformando dor em tecnologia de resistência”. O evento ocorre entre os dias 18 a 23 de julho, no Shopping Center Lapa, um mês de destaque no calendário de movimentos de mulheres negras.

De acordo com a Pesquisa Afroempreendorismo Brasil, realizada pelo Movimento Black Money, o afroempreendedorismo é, em sua maioria, feminino, pois 61,5% dos empreendedores negros são mulheres e as indústrias predominantes são comércio, comunicação e cuidados. Além disso, destacaram que toda ideia de empreender vem de uma dor, e as dores vistas na pesquisa são ligadas à questão racial. Pensando nas demandas das mulheres negras, o encontro propõe refletir o papel social destinado a elas na sociedade brasileira.

Será realizado também um momento de trocas entre militantes/ativistas à frente de movimentos sobre estratégias individuais e coletivas de enfrentamento ao racismo, patriarcado e capitalismo. Desde 2014, a sanção da Lei 12.987/2014 estabeleceu o dia 25 de julho como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. A data foi instituída para rememorar e celebrar o legado e a caminhada de luta das mulheres negras ao longo da história.

As irmãs Oblatas, desde 2020, perceberam a necessidade de trazer a discussão da temática para perto das mulheres assistidas pela Organização. Naquele ano, em meio a pandemia, o núcleo Força Feminina promoveu o Webinar “É tempo de Aquilombar” com mulheres negras, periféricas e feministas engajadas com a questão racial e ativistas em diferentes coletivos. Na sua primeira edição do “Preta, você me inspira”, em 2021, o evento foi transmitido pelo YouTube e a temática central trouxe histórias de mulheres negras inspiradoras.

Agora a Força Feminina se prepara para um encontro presencial no Shopping Center Lapa, em Salvador. Alessandra Gomes, coordenadora da unidade ressalta que o tema desta edição vai tratar o afroempreendedorismo como estratégia de resistência, além de abordar em paralelo temas como dororidade, feminismo negro, tecnologias ancentrais, entre outros. “Mais um ano com esse projeto que inspira paixão, ousadia e potência. ‘Preta, você me inspira’ nasceu na pandemia e é uma alegria poder reorganizar esta ação de forma presencial, com a temática do afroempreendedorismo feminino. Mulheres que movimentam a economia em suas comunidades através da sua arte, seja ela construída coletivamente ou individualmente, precisam ser vistas. Nesta edição estarão mulheres pretas que contarão suas histórias inspiradoras de representatividade. A sensibilidade das parcerias tem sido crucial para alavancar esse projeto e o Shopping Center Lapa, por mais um ano, abraça a nossa causa. Queremos que quem passe pela exposição, além de ver os produtos, possa escutar o bate-papo e consiga se inspirar com cada cantinho do espaço destinado à apresentação das potências que nós, mulheres negras, somos”, diz.

Confira a programação completa – ACESSE
Exposição com caracterização do shopping de acordo com a temática;
Bate-papo e atrações culturais;
Exposição de produtos de mulheres negras empreendedoras.

Rede Oblata/Salvador – Unidade Força Feminina
oblatassr.org | @RedeOblataBrasil | Blog: ffeminina.oblatassr.org
info.ffeminina@oblatassr.org | (71) 3322-5432 | (71) 98682-0868

SHOPPING CENTER LAPA | @centerlapassa
Rua Portão Da Piedade, 155, Piedade – Salvador – BA (71) 3415-8200

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui