Seinfra retira quase uma tonelada de lixo de galerias de águas pluviais em comunidade da Capital

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), já retirou quase uma tonelada de lixo, entre resíduos e materiais descartados de forma irregular, de uma rede de drenagem na comunidade Saturnino de Brito, nas Trincheiras. O serviço, realizado pela Diretoria de Manutenção e Conservação (DMC), deve se estender até esta sexta-feira (29).

As equipes estão atuando na Rua Treze de Dezembro, atendendo solicitação dos próprios moradores, que estavam convivendo com alagamento provocado pelo entupimento das galerias. Entre os materiais retirados, pneus, capacetes, garrafas PET, sacolas plásticas, pedras, madeiras, dentre outros.

As galerias de águas pluviais têm diâmetros maiores e são menos profundas que as redes de esgotamento e têm o objetivo de transportar apenas a água da chuva. “Fizemos várias tentativas com o caminhão de pressão, tivemos que abrir uma caixa, retirando sua placa para verificação e desobstrução da tubulação. Foi utilizado uma equipe da galeria, com auxílio de uma retroescavadeira”, explicou Acacyo Daniel, chefe da Seção de Drenagem da Seinfra.

O engenheiro fiscal ainda faz um apelo para que a população contribua para fazer o descarte correto do lixo. “Ressaltamos também a importância da população fazer o descarte correto dos resíduos, de entulhos retirados de casa, já que se for feito de modo errado pode descer para drenagem, gerar uma obstrução na galeria, provocando transtornos bem maiores para toda a comunidade”, destacou Acacyo Daniel.

Serviço – A desobstrução e limpeza de galerias é realizado diariamente em diversos locais da cidade e pode ser solicitado pela população por meio do call center da Seinfra, no telefone 0800-031-1530. O atendimento é feito de segunda a sexta, das 8h às 20h. Outro canal de solicitação é pela plataforma João Pessoa Conectada, no portal da Prefeitura de João Pessoa.

Kallyne Andrade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui