Neste domingo, 14 de agosto, é comemorado o Dia do Cardiologista. E a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aproveita a data para fazer um alerta à população de João Pessoa em relação aos cuidados e a prevenção as doenças cardíacas, afinal, o coração é um dos órgãos mais importantes do corpo humano.
De acordo com o cardiologista da rede municipal de saúde, o médico Talmon Felix, os cuidados com o coração são de elevada importância para uma boa qualidade de vida. “É muito importante que pelo menos, anualmente, o indivíduo passe por uma revisão. Não podemos esquecer que há um especialista em cuidar desse órgão que nos mantém vivos e garante a nossa saúde. Manter a saúde do coração nos garante também uma vida mais tranqüila, uma vez que é o órgão que é a força motriz de todo o corpo e como motor deve ser sempre bem cuidado”, destacou.
Atendimento em cardiologia – O atendimento em cardiologia na rede municipal de saúde de João Pessoa é realizado conforme o seguinte fluxo: o usuário é atendido nas unidades de saúde da família (USF) como demanda espontânea, onde as equipes de saúde fazem uma avaliação médica. Por meio da Regulação Municipal, o paciente é encaminhado à Atenção Especializada e fica sendo acompanhado por um cardiologista.
A rede municipal conta com vários serviços que podem realizar desde exames mais simples, como o ecocardiograma, até os mais complexos, a exemplo de cateterismo, além de procedimentos como angioplastia e implantes de marcapasso. Um dos pontos de atendimento especializado em cardiologia é a Policlínica Municipal de Jaguaribe.
Ainda neste segundo semestre de 2022, o Hospital Prontovida, pertencente à rede, deverá iniciar o atendimento especializado em cardiologia, onde receberá os pacientes advindos por meio da Regulação Municipal.
Urgência e emergência – Em casos específicos de urgência e emergência em cardiologia, os pacientes devem procurar o Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio Burity, além das quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de João Pessoa.
George Medeiros