A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta quarta-feira (24), sessão especial para celebrar os 60 anos de regulamentação da profissão de Corretor de Imóveis e suas entidades representativas: o Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI) e Conselho Regional de Corretores de Imóveis – 21ª Região (CRECI-PB). O evento, proposto pelo deputado Raniery Paulino, reuniu lideranças da categoria e profissionais que atuam no estado da Paraíba.
Na justificativa para realização da homenagem, o deputado lembra que a profissão de Corretor de Imóveis foi regulamentada através da Lei nº 4.116, de 27 de agosto de 1962, e que As entidades disciplinadoras e fiscalizadoras da profissão: COFECI (no âmbito federal) e o CRECI (em âmbito regional) são autarquias federais com personalidade jurídica de direito público, que combatem o exercício profissional irregular.
“O Conselho Regional de Corretores de Imóveis – CRECI (21ª Região) organiza o mercado imobiliário em defesa da sociedade, para que na hora de comprar, vender ou alugar a segurança seja garantida”, declarou o deputado destacando a importância do Creci no contexto da sociedade.
“O Creci é um órgão que presta relevantes serviços à sociedade, para garantir a segurança jurídica aos contratantes. São os corretores de imóveis que fazem as mediações. O bom negócio é quando todos ganham, quando todos sentem que estão com os seus direitos preservados ou garantidos”. Acrescentou Raniery.
Para o presidente do Creci-PB, Ubirajara Marques, 27 de agosto é uma data bastante afetiva para a categoria. “E dando essa extensão, aqui para Assembleia Legislativa, ela caracteriza a nossa regulamentação. Simboliza a data que recebemos o direito, através de decreto lei, para poder andar sossegado, poder andar tranquilo com a sociedade, garantindo a segurança do fechamento de um negócio, de um de um sonho. Essa data significa para todos os corretores de imóveis o sentimento de liberdade”, destacou.
O presidente do Cofeci, João Teodoro da Silva, que participou de forma online do evento, revelou ter “um pezinho na Paraíba”, onde tem alguns investimentos. “Eu me sinto em casa, com toda certeza, na capital paraibana. Tenho uma conexão muito forte com a Paraíba”, disse, destacando a homenagem.
“Quero lhe agradecer, em nome da categoria profissional dos corretores de imóveis, a gentileza de ter proposto esse evento e a toda Assembleia Legislativa por essa homenagem aos corretores de imóveis, nesse momento tão festivo para nós, que marca os 60 anos de regulamentação legal da categoria”, finalizou.
O deputado Wilson Filho, líder do governo na Assembleia Legislativa, lembrou o início da sua vida profissional como Técnico em Transações Imobiliárias, aos 20 anos de idade, em Brasília-DF, para justificar o seu apreço pelos corretores de imóveis.
“Trabalhei a minha vida toda no ramo da construção civil e é por isso que eu acabei me tornando o correto. Porque eu acredito que é extremamente importante para a economia brasileira e paraibana ter profissionais qualificados para consultar e orientar a sociedade para que negócios sejam feitos de forma correta”, finalizou.